Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/12 às 3h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h42

1ª Consocial Nacional em Brasília

COMPARTILHAR

A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial) aconteceu em Brasília, no dia 18 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Representantes da sociedade civil, do poder público e dos conselhos de políticas públicas das 27 Unidades da Federação, além de cerca de 1.200 delegados, discutiram as diretrizes de atuação para assegurar a efetividade das políticas públicas de promoção da transparência e da participação social nos âmbitos Municipal, Estadual, Distrital e Nacional; e, ainda, fizeram um diagnóstico sobre a adoção e implementação dessas políticas.

Na solenidade de abertura do evento, organizado pela Controladoria-Geral da União, o Ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, ressaltou que a 1ª Consocial é um marco histórico que contribui para a democracia do país. “Nessa conferência, serão analisadas todas as propostas que vieram para a Etapa Nacional dentro dos quatro Eixos Temáticos. É uma oportunidade para debatermos todos os temas relacionados à cidadania”, ressaltou o ministro. Para ele, a melhor vacina contra a corrupção é a transparência.

Durante os três dias de debates, os participantes escolheram 80 propostas da sociedade civil que foram encaminhadas ao Governo Federal para subsidiar a formulação de um plano nacional de transparência e controle social.

O Secretário de Transparência e Controle do Distrito Federal, Carlos Higino Ribeiro de Alencar, representou o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, no evento. Também estiveram presentes diversas autoridades do GDF e do Poder Executivo Federal.