Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/19 às 14h58 - Atualizado em 22/04/19 às 14h55

2ª Reunião Extraordinária do Conselho de Transparência e Controle Social

COMPARTILHAR

 

 

Controlador-geral destaca divulgação dos processos disciplinares no Portal da Transparência

 

A 2ª Reunião Extraordinária de 2019 do Conselho de Transparência e Controle Social (CTCS) aconteceu dia 03/04, na sala de capacitação da Controladoria-Geral do Distrito Federal, com as presenças do controlador-geral, Aldemario Araújo Castro, e do subcontrolador de Transparência e Combate à Corrupção, Paulo Wanderson Moreira Martins.

 

O vice-presidente do Conselho, Tiago de Tárcio Vasconcelos, abriu a sessão passando a palavra para o Dr. Aldemario que solicitou uma reunião extraordinária para ouvir ponderações e criticas do Conselho e aproveitou para destacar um novo dispositivo no Regimento Interno da Controladoria, já enviado ao governador, o qual menciona expressamente o apoio da CGDF ao funcionamento do CTCS.

 

Lembrou que faltam algumas nomeações de conselheiros a serem enviadas ao governador Ibaneis Rocha. Informou algumas iniciativas no âmbito do controle social e ressaltou que a Controladoria terá um novo Portal da Transparência, com uma super busca. “Destaco especificamente uma inciativa que foi concretizada e anunciada hoje, a edição da Portaria nº 115, divulgada no DODF, que define a divulgação no Portal da Transparência do andamento dos processos disciplinares em curso na CGDF.”

 

“É uma mudança de paradigma, novidade na transparência. Até hoje os processos de natureza disciplinar no Distrito Federal correm num certo sigilo quanto a existência e o andamento. Esse é o problema que queremos atacar. Até o final do mês deverá ser feita no Portal da Transparência a primeira divulgação efetiva dos processos disciplinares, vamos divulgar números, data da instauração, último ato praticado, não há referência a pessoas e nem a empresas, a Lei proíbe, vai ficar claro os processos existentes e o andamento deles”, finalizou.

 

Ao longo da reunião sugestões foram apresentadas e debatidas entre os conselheiros, além da discussão dos assuntos da pauta do dia e a aprovação da memória da última reunião.

 

Confira a reunião na íntegra na WebTV Transparência AQUI.