31/08/17 às 16h24 - Atualizado em 29/10/18 às 15h42

Adasa se destaca por atingir 78% de economia de água

O resultado foi alcançado com a implementação de diversas medidas

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) foi destaque entre os órgãos do Governo de Brasília por sua redução de consumo de água em ambiente institucional. Com ações voltadas para a conscientização dos servidores e mudanças estruturais no prédio em que funciona, a agência já conseguiu reduzir mais de 78% do seu consumo entre novembro de 2016 e julho de 2017, em comparação ao mesmo período de 2015.

A Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais lançou recentemente a campanha “Desafio Pingo de Consciência – Cada gota vale muito” para promover e ampliar a conscientização entre os funcionários da Administração Direta e Indireta do DF em relação à necessária e imediata diminuição do consumo de água em órgãos públicos. A meta mínima é uma diminuição de 10% do consumo em relação ao mesmo período de 2015 em todos os órgãos.

Antes mesmo do lançamento do desafio, a Adasa já trabalhava nesse sentido e, por isso, tornou-se exemplo institucional por meio de ações e reformas implementadas no prédio em que funciona desde 2009, na antiga rodoviária interestadual de Brasília, mais conhecida como rodoferroviária.

“Nós mobilizamos os servidores desde o início da crise hídrica para que, por meio do papel de reguladores, conseguíssemos dar o exemplo. Com isso, colocamos mensagens e alertas diários nos computadores, inserimos garrafas pet com água dentro das caixas acopladas aos vasos sanitários, trocamos as torneiras das pias com temporizador e as válvulas das privadas com acionamento de água reduzido, entre outras ações. A partir do conjunto de ações implementadas, comparando os últimos seis meses, conseguimos em alguns deles reduzir o consumo de água em até 90% em relação à quantidade gasta durante o mesmo período do ano passado”, relatou a superintendente de Administração e Finanças da Adasa, Cleidionice Veríssimo.

O objetivo da campanha lançada pela Casa Civil é que todos consigam aderir e se adequar às regras determinadas pelo Decreto nº 37.644, de 20 de setembro de 2016. Em dados globais, a economia de água no mês de julho de 2017 foi de aproximadamente 17% em relação ao mesmo período de 2015.

O desafio “Pingo de Consciência” funcionará como uma espécie de concurso entre os órgãos públicos do DF, e a Adasa, imbuída de seu papel regulador, deu exemplo para que a população de Brasília dê continuidade aos novos hábitos de uso racional da água e dos recursos hídricos. Em tempos de seca e crise hídrica, “Cada gota vale muito”. E você já tomou alguma atitude hoje para reduzir o gasto de água? Espalhe essa ideia você também. Participe!