Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/04/19 às 8h53 - Atualizado em 17/04/19 às 17h50

Auditores da CGDF marcaram presença no Colégio Nacional de Corregedores das Procuradorias-Gerais dos Estados e do DF

COMPARTILHAR

 

 

IA-CM, Integridade e Gestão de Riscos foram os temas abordados por servidores da CGDF

 

Servidores da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) marcaram presença na 1ª Reunião Ordinária de 2019 do Colégio Nacional de Corregedores das Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (CCPGE), que aconteceu na última quinta-feira (28/03), no Hotel Brasília Imperial.

 

A auditora de Controle Interno, Liane Angoti, apresentou uma palestra sobre a implantação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM). O modelo serve como mecanismo para que o órgão de controle seja mais efetivo no governo e no setor público de maneira geral. Na apresentação, Angoti compartilhou em etapas a experiência da CGDF na adesão ao programa, e destacou a evolução do projeto bem como as lições aprendidas.

 

Alexandra Joffily, também auditora de Controle Interno, falou sobre a experiência da CGDF com a implantação de seu próprio Programa de Integridade (ProInt). Destacou que cabe à Controladoria-Geral prestar consultoria aos órgãos da administração direta do GDF, para que implantem seus respetivos programas de integridade, que consistem na estruturação de mecanismos internos com o objetivo de solidificar uma cultura ética, moral e de integridade na organização, e de auxiliar a administração pública a entregar à sociedade os resultados esperados, com qualidade e de forma efetiva, imparcial e eficiente.

 

O coordenador de Auditoria de Riscos, Integridade e Relacionamento com Unidades de Controle e Auditoria da CGDF, José Marco Andrade, palestrou sobre o programa de Gestão de Riscos da CGDF. A Gestão de Riscos é um processo sistemático para identificar, analisar, avaliar e tratar riscos de qualquer natureza, com o objetivo de minimizar os riscos negativos ou aproveitar os riscos positivos. Na CGDF a implantação da gestão de risco implica na modernização das técnicas de auditoria, com base nas boas práticas de governança corporativa. A CGDF também presta serviços consultivos aos órgãos e entidades Governo do Distrito Federal, com objetivo de implantar o Sistema de Gestão de Riscos.

 

Outras palestras também foram apresentadas na Reunião Ordinária do CCPGE:

– Programa de Integridade Pública e a atuação da CGU, proferida por Wagner de Campos Rosário, ministro da Controladoria-Geral da União;

– Programa de Integridade Pública e a PGDF, por Izabela Frota Melo, procuradora do Distrito Federal;

– Projeto Corregedoria Digital, por Manoel Augusto Cardoso da Fonseca, coordenador-geral de Projetos Especiais na Secretaria de Políticas Públicas para o Emprego, no Ministério da Economia; e

 – Portal de Corregedorias e Programa de Fortalecimento de Corregedorias (PROCOR), por Gilberto Waller Junior, corregedor-geral da União.

 

Conheça os palestrantes

 

Sandra Silva – Estagiária

Edição – Ascom/CGDF