Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/04/13 às 19h01 - Atualizado em 29/10/18 às 15h41

Brasília no clima da Copa

COMPARTILHAR

Fonte: Coordenadoria de Comunicação para a Copa

Esporte, música e juventude deram o tom da festa de 53 anos, na Esplanada. O programa Momento da Copa dessa semana destaca ainda as ações adotadas pelo GDF para garantir transparência nos preparativos para a Copa .

O brasiliense sentiu um pouco do clima dos grandes eventos esportivos que a capital federal receberá a partir deste ano. O programa semanal de rádio Momento da Copa desta quinta-feira (25) mostra o espaço ocupado pelo esporte e a juventude durante as comemorações do aniversário de 53 anos de Brasília, na Esplanada dos Ministérios.

Quem foi à festa pode participar de esportes radicais e acompanhar os jogos de basquete de rua, entre outras atividades. O GDF criou a Praça Ibero-Americana da Juventude, em parceria com a Central Única das Favelas, dedicada às pistas de skate e BMX (ciclismo com obstáculos), muro de escalada, slackline (equilíbrio sobre cordas) e bungee jumping. O objetivo foi integrar a juventude e incentivar a ocupação dos espaços públicos.

“É um clima de paz, de alegria, que traduz todos os ritmos do Brasil. Aqui é a capital de todas as torcidas, de todos os ritmos e de todos os brasileiros. A cidade vai receber o turista com essa alegria, com a nossa diversidade, com a nossa arquitetura ímpar. Estamos nos preparando de forma muito altiva para a Copa do Mundo”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.

Transparência – Brasília também sediou nessa semana a 11ª reunião da Câmara Temática de Transparência na Copa. O GDF apresentou informações sobre os preparativos para os grandes eventos esportivos e as medidas para garantir a transparência nas ações executadas. Entre os destaques está o Portal Brasília na Copa – http://www.copa2014.df.gov.br/ , lançado em 8 de abril, pela Coordenadoria de Comunicação para a Copa.

No portal, o GDF publica dados sobre a construção do estádio e o legado que os grandes eventos deixarão para o Distrito Federal, além de apresentar a capital federal aos visitantes. Outro portal, específico sobre Transparência na Copa, será lançado nos próximos dias.

Show de abertura – O programa ainda informa a oportunidade aberta aos moradores de Brasília e regiões próximas de participarem da cerimônia de abertura da Copa das Confederações da FIFA 2013, em 15 de junho, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Serão selecionados voluntários para compor o elenco do show e para trabalhar na produção da festa de abertura. Ao todo, serão 2,8 mil participantes. Para participar, é preciso preencher o formulário do programa no endereço eletrônico www.cerimonias.brasil2014.com.br . As inscrições para o evento vão até 30 de abril.

Programa – O Momento da Copa é produzido pela Coordenadoria de Comunicação para a Copa (ComCopa) e detalha todos os preparativos de Brasília para receber a abertura da Copa das Confederações da FIFA 2013 e os sete jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014. A Secretaria de Cultura é parceira da iniciativa, veiculada pela rádio Cultura FM (100,9), todas às quintas-feiras, às 8h, com reprise às 18h. O programa também fica disponível no Portal Brasília na Copa.