Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/04/13 às 15h18 - Atualizado em 29/10/18 às 15h41

Brasília é sede da reunião da Câmara Temática de Transparência da Copa 2014

COMPARTILHAR

O objetivo da Câmara Temática é a transparência pública sobre os empreendimentos necessários à realização do evento.

A 11ª Reunião da Câmara Temática de Transparência – Copa 2014, aconteceu nos dias 23 e 24/04, no auditório do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Durante o encontro, representantes do Governo Federal, dos estados e cidades sedes da Copa tiveram a oportunidade de conhecer as ações do Governo do Distrito Federal voltadas para a Copa, em especial o Estádio Nacional Mané Garrincha e também os mecanismos utilizados pelo GDF para dar transparência às ações. A reunião teve, também, como pauta o Plano de Comunicação Geral para a Copa e a discussão sobre a aplicação de indicadores de transparência do Instituto Ethos a governos estaduais e sobre a participação de representantes da sociedade civil nas reuniões da Câmara.

Segundo a Secretária de Estado da Transparência e Controle, Vânia Vieira, “a Câmara Nacional de Transparência da Copa 2014 tem servido como importante espaço de compartilhamento de experiências entre os governos envolvidos na organização do evento e de indução da divulgação das informações relacionadas à Copa para que a sociedade possa exercer o controle social dos recursos aplicados”.

A Secretária destacou, ainda, que “a realização desta reunião em Brasília acontece em um momento muito propício em que o GDF se prepara para lançar, nos próximos dias, um Portal de Transparência específico para a Copa de 2014, onde o cidadão poderá mais facilmente acompanhar as ações e os valores investidos pelo GDF nos diversos empreendimentos relacionados ao evento”.

Criada em 2011 por iniciativa do governo federal, a Câmara Temática de Transparência – Copa 2014 tem o objetivo discutir e implementar formas de aprimorar e intensificar a transparência pública sobre os empreendimentos necessários à realização do evento.

A Câmara é composta por representantes Governo Federal (Ministério do Esporte, Controladoria-Geral da União e Advocacia-Geral da União), além de representantes de governos estaduais e de cidades-sede da Copa.