Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/14 às 13h11 - Atualizado em 29/10/18 às 15h41

Campanha Internacional “Não Desvie o Olhar” no DF

COMPARTILHAR

Destinada à sensibilização e mobilização contra a exploração sexual infanto-juvenil durante a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, a campanha internacional “Não Desvie o Olhar” foi lançada em Brasília

 

A campanha atua em 17 países e, no Brasil, será realizada nas 12 cidades-sede da Copa, com o envolvimento de atores públicos, privados e da sociedade civil que trabalham na temática, tendo a coordenação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do Conselho Nacional do SESI. Em Brasília, o responsável é do Comitê de Proteção Integral da Criança e do Adolescente do DF que tem presença de várias órgãos do Governo do Distrito Federal e coordenada pelas Secretarias da Criança e Casa Civíl. A coordenação internacional é da rede ECPAT (sigla do inglês End Child Prostitution And Trafficking – Fim da Prostituição e do Tráfico Infantil). A campanha foi lançada no dia 24 de março em Brasília.

 

As peças divulgadas utilizam as imagens de personalidades ligadas ao futebol, como o jogador Kaká, o ex-jogador Juninho Pernambucano, o ex-árbitro Arnaldo Cezar Coelho e também a atriz Thaís Araujo. Desde o início deste mês, já há um painel no Palácio do Buriti oficializando a adesão do Governo do Distrito Federal à campanha.

 

O objetivo é orientar os cidadãos, informar os torcedores nacionais e internacionais sobre a existência da exploração sexual de crianças e adolescentes e as punições cabíveis para estes crimes. Além disso, a campanha visa a incentivar a população e os torcedores a denunciarem violações de direitos.

 

A ideia é atingir todos os brasileiros e estrangeiros que participarão da Copa do Mundo, sensibilizando os torcedores com a mensagem “Não Desvie o Olhar. Proteja nossas Crianças e Adolescentes. Exploração Sexual é Crime. Disque 100 e Denuncie”.

 

Além de seu caráter internacional, a campanha “Não Desvie o Olhar” no Brasil se soma às demais campanhas ministeriais – do Ministério do Turismo e da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos -, dos Estados e Municípios, popularizando e fortalecendo ainda mais o serviço de denúncia “Disque 100”. E será difundida por meio de eventos promocionais específicos durante a Copa do Mundo 2014, nos meses de junho e julho.

 

“Não Desvie o Olhar” insere-se no âmbito do projeto “Prevenção da Exploração Sexual no Turismo e Sensibilização dos Turistas Durante os Grandes Eventos”, co-financiado pela União Européia e realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com a organização italiana Istituto Sindacale per la Cooperazione allo Sviluppo – ISCOS Piemonte (Instituto Sindical pela Cooperação ao Desenvolvimento) no marco do programa de cooperação internacional descentralizada “100 cidades para 100 projetos Brasil-Itália”.