Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/09/17 às 17h51 - Atualizado em 29/10/18 às 15h41

CGDF participou da Semana de Educação Profissional da Escola Técnica de Ceilândia

COMPARTILHAR

Servidores ministraram palestra sobre fiscalização dos gastos públicos.

 

Nesta segunda-feira, dia 18, a Controladoria-Geral do DF teve participação na Semana de Educação Profissional da Escola Técnica de Ceilândia. O controlador-geral do DF, Henrique Ziller, e os servidores Cleiton Oki, da Ouvidoria-Geral, e Ricardo Silva Guedes, da Subcontroladoria de Transparência e Controle Social, fizeram uma palestra sobre a importância de o cidadão acompanhar e fiscalizar os gastos públicos.

 

“Eu quero ser fiscalizado”, assim o diretor da escola, Joubert  Almada, abriu o evento no auditório lotado de alunos. Ele destacou o cuidado que os gestores devem ter para prestar contas e disponibilizar todas as informações e documentos referentes à gestão.

 

Ziller relatou experiências bem sucedidas de controle social e destacou que os órgãos de controle não dão conta de fiscalizar toda a administração pública. Segundo o controlador-geral, o cidadão precisa se organizar para fiscalizar aquilo que pertence a ele e os gestores públicos apenas administram.

 

 “A sociedade tem que fazer o controle social, envolver-se com a fiscalização dos recursos públicos. Não é possível vencer a corrupção sem o envolvimento do cidadão”, afirmou.

 

O coordenador de articulação de ouvidorias, Cleiton Oki, apresentou o sistema de ouvidoria OUV DF e suas funcionalidades. Oki abordou a importância desse canal de comunicação entre o cidadão e o governo.

 

Ricardo Silva Guedes apresentou o Portal da Transparência, com foco nas receitas e despesas.

 

A CGDF participou do evento a convite do auditor de controle interno, Adalberto Pereira da Silva, que também é professor naquela escola.