Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/06/17 às 20h51 - Atualizado em 29/10/18 às 15h41

CGDF promove capacitação com foco na implantação da gestão de riscos

COMPARTILHAR

Workshop na EGOV foi direcionado aos auditores de controle interno dos órgãos, entidades e empresas públicas do GDF

 

A Controladoria-Geral do DF é o órgão responsável por apoiar e fomentar a implantação da gestão de riscos e mecanismos de controle interno nos órgãos e entidades do Poder Executivo do Distrito Federal. Por isto, visando a capacitação de servidores, a Subcontroladoria de Controle Interno realizou o workshop Análise Preliminar de Perigo/APP, na Escola de Governo do DF, no dia 27 de junho.

 

Voltado para os auditores de controle interno lotados nos órgãos, entidades e empresas públicas do GDF, o workshop apresentou o passo inicial para gerir riscos. “A análise preliminar de perigo é uma técnica que evidencia os perigos existentes numa organização e que são elementos os quais levam ao risco”, explicou o Diretor de Auditoria de Avaliação de Riscos da CGDF, Rodrigo Ramos.

 

De acordo com o subcontrolador de controle interno, Lúcio Carlos Pinho, a CGDF está implantando a gestão de riscos em oito órgãos do governo local e a meta prevista no plano estratégico institucional é de levar o projeto para 24 unidades orgânicas de alta complexidade do GDF até 2019. Desta forma, é necessário preparar e estruturar os órgãos e servidores da auditoria interna para atuarem com a gestão de riscos. “Estamos promovendo capacitação e vamos dar consultoria aos integrantes do Executivo distrital”, diz.

 

Outro ponto abordado no evento foi a importância da participação das unidades de controle interno dos órgãos e das unidades de auditoria interna das empresas públicas no monitoramento das recomendações feitas nos relatórios de auditoria. O Coordenador de Monitoramento as Ações de Controle, Ricardo Augusto Ramos, explicou que é necessário verificar de forma mais eficiente as recomendações feitas pelo controle interno.

 

O workshop foi conduzido pelo Diretor de Auditoria de Relacionamento com as Unidades Descentralizadas de Auditoria e Controle Interno, Márcio Bruno Carneiro Monteiro.