Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/19 às 9h37 - Atualizado em 2/09/19 às 13h55

CGDF promove workshop de capacitação de 700 estudantes e professores do projeto “De Olho na Educação – Jovem”

COMPARTILHAR

Eles terão aulas sobre combate à corrupção, educação fiscal, formulação de leis, violência de gênero, entre outros temas

 

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) promove, nesta quinta-feira (29/087), o workshop de capacitação dos 700 estudantes e professores que participam do projeto de controle social “De Olho na Educação – Jovem”. Lançado no dia 20 de agosto, o objetivo do projeto é estimular a participação da comunidade escolar em ações cidadãs e de controle social, para melhorar os problemas encontrados e replicar boas práticas.

 

Os estudantes terão aulas sobre combate à corrupção, educação fiscal e financeira, auditoria cívica, o papel da ouvidoria, formulação de leis, violência de gênero, inovação e controle social, lei de acesso à informação, normas do Estatuto da Criança e do Adolescente, responsabilidade social, e direitos essenciais, de gênero e dos deficientes.

 

O workshop será em dois locais distintos. Na Escola de Governo do DF haverá os painéis para os alunos das Categorias Team e Tá Ligado, formadas por alunos do 6º ano ao ensino médio, ensino profissionalizante e professores-orientadores. Já o Centro Integrado do SESI vai receber os alunos e professores do 4º e 5º anos, da Categoria Na Ponta do Lápis.

 

Essa parte do projeto é a primeira tarefa do game entre as equipes e é considerada uma tarefa ordinária, que valerá pontos. “O objetivo é colaborar na formulação de um modelo normativo de controle social, que efetivamente estimule nos jovens educandos o processo de melhoria contínua da gestão dos serviços públicos, além de propiciar a formulação de estratégias eficazes para sua implementação objetiva”, informou a coordenadora do projeto e gestora pública, Lucivane Madureira Sampaio.

 

Participam do projeto quatro escolas de gestão compartilhada com a Polícia Militar do Distrito Federal (Centro Educacional 01 da Estrutural; CED 3 de Sobradinho; CED 7 de Ceilândia; CED 308 Recanto das Emas), três do Sistema SESI/SENAI (SESI/SENAI Sobradinho, SESI Gama, SESI Taguatinga), além do Centro de Capacitação Profissional – Programa Fábrica Social.

 

O material didático da capacitação estará disponível também na página do projeto www.deolho.df.gov.br, a partir do dia 31 de agosto.

 

Leia a programação na Escola de Governo do DF (EGOV), a programação no SESI e as orientações para as equipes.