13/02/20 às 14h48 - Atualizado em 28/04/20 às 20h00

CGDF recebe equipe da Controladoria de Contagem para intercâmbio de boas práticas

Foram apresentadas as atribuições e sistemas da CGDF, que serão aproveitados pela Controladoria de Contagem

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) recebeu, nesta semana (11 e 12/02), a equipe da Controladoria-Geral do Município de Contagem, em Minas Gerais, para um intercâmbio de boas práticas. O controlador-geral do DF, Paulo Wanderson Martins, afirmou que é preciso fortalecer a parceria entre os órgãos e a troca de aprendizagem. “A CGDF já tem experiência nessa área, porque já firmamos diversos Acordos de Cooperação Técnica para compartilhar bases de dados e sistemas”, informou.

O controlador-geral executivo, Guilherme Modesto, apresentou ao controlador-geral de Contagem, Weber Dias de Oliveira, e ao auditor-geral, André Virgílio, as atribuições da CGDF e das suas diversas áreas de atuação: Correição Administrativa, Controle Interno, Transparência e Combate à Corrupção, Ouvidoria-Geral, Governança, além da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, que desenvolve os sistemas da CGDF.

Na reunião, a CGDF apresentou o Robô Osmar, um sistema de busca que fornece um dossiê de CPFs e CNPJs, com informações detalhadas sobre tudo que está relacionado a esses documentos. Também foram apresentados o Sistema de Gestão de Auditoria (SaeWeb) e o Sistema Correcional Integrado (SCI), que reúne todos os procedimentos correcionais da CGDF, como Processos Administrativos Disciplinares (PADs).

Outro projeto destacado na reunião foi o “De Olho na Educação”, que busca   estimular a participação de alunos, professores e de toda equipe das escolas em ações cidadãs e de controle social, para melhorar os problemas encontrados e replicar boas práticas. O projeto tem atividades de transparência, educação legislativa, educação fiscal, prevenção à corrupção e temas de fomento ao controle social e formação cidadã.

“Pra gente foi super enriquecedor e proveitoso. As ferramentas que o DF tem e que não conseguimos viabilizar em Contagem, que são as plataformas de trâmite dos processos de auditoria e de corregedoria, que a gente vai poder agora levar pra lá por meio de acordo de cooperação. A gente apresentou também o que a gente tem de exitoso lá, que é o Selo de Integridade de Contagem, que é o compliance em relação aos fornecedores junto à prefeitura, que poderá ser replicado aqui no DF” destacou o controlador-geral de Contagem.

Para Weber Oliveira, “haverá excelente resultado positivo com essa parceria, dando mais eficiência para aplicação dos recursos da Controladoria e entregando um serviço público de mais qualidade.”

A CGDF possui uma assessoria especial ligada ao gabinete do controlador, para atuar nas Relações Institucionais, por meio de articulações com outros órgãos para troca de intercâmbio de boas práticas, como o objetivo de apresentar o trabalho da CGDF e conhecer novas experiências para o aperfeiçoamento de suas funções.

Participaram ainda da reunião Débora Gonçalves, subcontroladora de Tecnologia da Informação e Comunicação; Alessandra Mendes Ferrreira, coordenadora de Supervisão do Sistema de Correição da Subcontroladoria de Correição Administrativa; Robson Lopes da Gama Júnior, diretor de Auditoria de Integridade e Riscos da Subcontroladoria de Controle Interno; Carina Emi Ohara, chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos; Elka Mayane Teixeira, assessora da Subsecretaria de Governança; Cecília Fonseca, assessora de Relações Institucionais do Gabinete e Juliana Louzada, assessora do Gabinete.

Conheça o perfil da Controladoria-Geral do Município de Contagem – MG no Caderno de Relações Institucionais.