Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/14 às 18h34 - Atualizado em 29/10/18 às 15h40

CGU e STC capacitam agentes públicos no Distrito Federal

COMPARTILHAR

Atividade faz parte do programa “Olho Vivo no Dinheiro Público” e será levada a 15 estados

 

A Controladoria-Geral da União (CGU) realiza durante os meses de maio e junho, em municípios de 15 estados brasileiros, uma série de atividades do programa “Olho Vivo no Dinheiro Público”. A capacitação de autoridades municipais, conselheiros de políticas públicas e representantes da sociedade civil tem como objetivo estimular os cidadãos a atuarem para melhorar a aplicação dos recursos públicos federais.

 

No Distrito Federal, as atividades serão realizadas em parceria com a Secretaria de Transparência e Controle do DF (STC) e com a Secretaria de Governo (Segov). A cerimônia de abertura será realizada no dia 3 de junho, às 16h, no Auditório do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

 

Os cursos ocorrerão nos dia 4, 5 e 6 de junho, na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE) de 9h ás 18h, localizada na SGAS 907, Conjunto A, sala 15, em Brasília.

 

Serão disponibilizadas, no total, 135 vagas – 45 para cada dia de curso. Para participar, é necessário realizar uma inscrição prévia no site da Secretaria Transparência e Controle no período de 19 a 30 de maio.

 

13.5 Olho Vivo - cartaz

ATIVIDADES – Os servidores da CGU estarão nos municípios de 5 a 30 de maio, realizando debates e palestras que vão tratar desde questões relacionadas à educação, saúde e assistência social, a noções de fiscalização (inspeções, cotejamentos, licitações, prestação de contas) e de programas federais nas respectivas áreas.

 

Também serão desenvolvidas ações direcionadas aos professores e estudantes, com apresentação de vídeos e distribuição de material educativo. As inscrições podem ser realizadas diretamente nas Unidades Regionais da CGU.

 

A educação presencial do Programa Olho Vivo acontecerá nos seguintes municípios-sede: Arapiraca (AL), Cantá (RR), Sobral (CE), Mirassol D’Oeste (MT),Valparaíso(GO),Toledo (PR) Paragominas (PA), Presidente Figueiredo (AM), Betim (MG),Patos (PB), Vilhena (RO), Garanhuns (PE), Natal (RN),Imperatriz (MA) e Parnaíba (PI).

 

Para o mês de junho, a previsão é que as atividades do Olho Vivo cheguem a municípios de mais seis estados. São eles: Lajeado (RS), Santo Antônio de Jesus (BA), Plano Piloto (DF), Três Lagoas (MS), Niterói (RJ) e Macapá (AP). Nos estados de Santa Catarina, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Acre e São Paulo, não estão definidas ainda as cidades e as datas em que os servidores da CGU irão levar o programa. Confira o calendário.

 

OLHO VIVO – O programa Olho Vivo no Dinheiro Público é uma iniciativa da CGU criada para sensibilizar e orientar conselheiros municipais, lideranças locais, agentes públicos municipais professores e alunos sobre a importância da transparência na administração pública, da responsabilização e do cumprimento dos dispositivos legais.

 

O programa busca promover a participação do cidadão na prevenção e no combate à corrupção, envolvendo a sociedade numa mudança pela educação, pelo acesso à informação e pela mobilização social.