Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/09/10 às 3h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h40

Começa semana da Pátria no DF

COMPARTILHAR

Até o dia 7 de setembro, rede pública de ensino desenvolve uma série de atividades cívicas nas escolas. Cerca de 600 estudantes participarão do desfile no feriado da Pátria. Abertura do evento foi marcada pela 73ª Corrida do Fogo Simbólico, que passou pelo Parque da Cidade

O Governo do Distrito Federal e a Liga da Defesa Nacional deram início, nesta quarta-feira (01), no Parque da Cidade, à Semana da Pátria. A programação segue até o dia 7 com as comemorações do Dia da Independência. Cerca de 600 estudantes da rede pública participaram da cerimônia de abertura e se preparam para o desfile durante o feriado, na Esplanada dos Ministérios. Nesta quinta-feira (2), às 15h, eles farão um ensaio na Vila Militar.

O evento de hoje também contou com a presença de militares representando as 27 unidades da federação. A vice-governadora Ivelise Longhi recebeu o Fogo Simbólico da Pátria, que em seguida foi levado, por atletas, a todas as cidades do DF.

“É extremamente interessante fomentarmos em nossas crianças e em toda a população o civismo, o amor à pátria. Que seja um momento de reflexão, para que a gente lute ainda mais por este país”, disse Ivelise durante o evento.

O fogo simbólico havia sido aceso no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, pelo atleta que representa a Bahia, unidade mais antiga da federação. Depois, a tocha serviu como base para acender as outras 26 – uma para cada estado brasileiro mais o DF. Foi dada largada então para a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, que está em sua 73ª edição. Cada atleta ficou responsável por levar a tocha para a sua respectiva regional. De acordo com a Liga da Defesa Nacional, outros estados também realizam a corrida.

Há 16 anos, o assistente social Francisco José Tiodósio, conhecido como professor Ninã, percorre a distância do local da abertura da semana até a sua cidade, São Sebastião, correndo. Ele conta que no primeiro ano em que participou da cerimônia, o carro que iria levá-lo para lá, quebrou. A saída foi colocar à prova o preparo físico. De lá para cá, manteve a tradição. Nesta quarta, Ninã percorreu 40 quilômetros, praticamente uma maratona. “Ao longo do caminho passa um filme na minha cabeça. Esta corrida para mim é sinônimo de patriotismo, de amor pela minha cidade”, disse.

Também participaram da cerimônia no Parque da Cidade o secretário de Educação, Marcelo Aguiar, e a administradora de Brasília, Estela Oton.

Aulas de civismo

Com a abertura da Semana da Pátria, toda a rede pública de ensino dará início a uma série de atividades cívicas nas escolas. De acordo com Marisa Araújo Oliveira, coordenadora do evento na área da Secretaria de Educação, os alunos vão aprender sobre os símbolos nacionais e datas históricas importantes e sobre as Forças Armadas Brasileiras. Os professores também vão promover exposições com o tema.