Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/02/17 às 14h22 - Atualizado em 29/10/18 às 15h40

Comitê discute ações de tecnologia para aumentar a qualidade do serviço público

COMPARTILHAR

Entre as pautas estavam a expansão da rede de informação e a unificação de canais de acesso para integrar os serviços públicos

 

Gestores do governo de Brasília participaram, nesta quarta-feira (8), de reunião do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação. Reunidos no Palácio do Buriti, os titulares de vários órgãos públicos foram apresentados às propostas que o grupo desenvolve desde que foi criado, em maio de 2016.

 

Em reunião do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, o governador Rollemberg pediu celeridade aos técnicos para expandir as redes de Wi-Fi e internet de alta velocidade nas escolas.

 

Entre os encaminhamentos estão projetos de monitoramento de gastos com tecnologia da informação, a melhoria no processo de documentação de sistemas, medidas para facilitar as compras compartilhadas e uma cartilha para monitorar os riscos que envolvem a recepção de software desenvolvidos por terceiros.

 

Outro ponto abordado foi a unificação de um canal de acesso para integração dos serviços públicos. “Um sistema de tecnologia de qualidade evita fraudes e aumenta a qualidade dos serviços”, defendeu a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos. A pasta é responsável pela coordenação do grupo.

 

“Vamos acompanhar de perto essas ações (de tecnologia), que podem dar saltos fantásticos na educação e em outras áreas do governo” Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

No âmbito da segurança, um dos objetivos é unificar o sistema de atendimento do Corpo de Bombeiros Militar do DF e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por meio do videomonitoramento de vias públicas do DF, visando à integração entre o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).

 

A secretária acrescentou que a integração e a inteligência sobre as informações “nos permitirão garantir respostas mais rápidas à população.” O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, pediu celeridade aos técnicos para expandir as redes de Wi-Fi e internet de alta velocidade nas escolas. “Vamos acompanhar de perto essas ações, que podem dar saltos fantásticos na educação e em outras áreas do governo.”

 

Além dos técnicos de cada área, participaram da reunião os secretários da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar; de Educação, Júlio Gregório Filho; de Fazenda, João Antônio Fleury; o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio; o chefe da Casa Militar, coronel Cláudio Ribas; o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Aguiar; e o controlador-geral do DF, Henrique Ziller.

 

Edição: Vannildo Mendes