Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/05/14 às 12h46 - Atualizado em 29/10/18 às 15h34

Escolhidos os vencedores do Concurso de Desenho “A Juventude do Campo Ligada na Transparência”

COMPARTILHAR

Premiação ocorre na próxima terça, 3 de junho, durante a abertura do Olho Vivo no Dinheiro Público

 

Foram escolhidos na tarde de quinta, 29, os vencedores do I Concurso Cultural de Desenho “A Juventude do Campo Ligada na Transparência”, promovido pela Secretaria de Transparência e Controle do Distrito Federal (STC), por meio da Subsecretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (SUTPC), em parceria com a Secretaria de Educação do DF (SEDF).

 

Uma comissão formada por três representantes da STC e três da SEDF foi a responsável pela escolha, por meio de votação, dos melhores desenhos. Em primeiro lugar venceu o estudante Wellington Ferreira de Souza, do Centro de Ensino Fundamental Nova Betânia, da Regional Administrativa de São Sebastião.

 

Wellington, a professora Estefânia Fernandes, que o orientou no trabalho, e a escola, serão premiados, cada um, com um notebook, uma câmera fotográfica digital e um certificado de participação.

 

O segundo lugar ficou com Ana Jackeline Nascimento Pereira, do Centro de Ensino Fundamental Cerâmicas Reunidas Dom Bosco, de Planaltina. Ela foi orientada pela professora Leane Inácio de Macedo. Ambas receberão um iPod Nano 2GB, uma máquina fotográfica e um certificado de participação.

 

O estudante Jordan F. Freire, do CED Incra 8, de Brazlândia, foi o terceiro colocado. Ele e a professora Michelle Schimdt de Oliveira ganharão um aparelho de MP3 Player, uma máquina fotográfica e um certificado de participação.

 

Os outros três estudantes que participaram do concurso – Emanuelle Vieira de Souza, do Centro de Ensino Fundamental Boa Esperança, de Ceilândia; Rebeka Teles Maciel, do Centro de Ensino Fundamental Alta do Baixo, no Gama, e Elias Costa Avelar, do CED Incra 9, também de Ceilândia – receberão uma menção honrosa.

 

ENTREGA – A cerimônia de premiação ocorre na próxima terça-feira, 3 de junho, às 16h, durante a abertura do programa Olho Vivo no Dinheiro Público, evento de capacitação promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com a STC.

 

A solenidade será realizada no Auditório do Tribunal de Contas do DF (TCDF), onde estarão presentes diversas autoridades.

A escolha dos desenhos ocorreu mediante votação dos seis integrantes da comissão julgadora: Clarice Santos, Iuri Max Silva e Naum dos Santos, da STC, e César Augusto Oliveira, Renata Pacini Carvalho e Deborah Moema Ribeiro, professores do Núcleo de Educação no Campo da SEDF. Houve empate para a escolha do primeiro e do terceiro lugar, o que resultou numa segunda rodada de votação.

 

Para a Coordenadora de Acesso à Informação da SUTPC, Rejane Vaz, é possível fazer um balanço positivo dessa primeira edição do concurso. “Foi um trabalho muito gratificante. Todos os desenhos recebidos tratam de transparência e controle social. Isso prova que o tema foi disseminado pelas escolas e professores e discutido pelos alunos. Era esse o nosso objetivo”, disse.

 

De acordo com a Subsecretária de Transparência e Prevenção da Corrupção, Soraia Mello, a iniciativa será repetida no ano que vem, pois tem grande importância para a criação de uma cultura pelo acesso à informação na juventude. “De forma lúdica e leve, as escolas incluem em sua pauta este tema sério, atual e muito relevante para a melhoria das políticas públicas”, afirmou.

 

Essa foi a primeira edição do Concurso Cultural “A Juventude do Campo Ligada na Transparência”, que surgiu com o objetivo de despertar o interesse pelo uso dos instrumentos de transparência e controle social. A participação foi focada nos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das 75 Escolas do Campo da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.