Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/05/19 às 15h33 - Atualizado em 21/05/19 às 16h00

Conselheira de administração do IIA BRASIL fala sobre gestão de riscos para o combate às fraudes

COMPARTILHAR

Ela participou da IV Semana de Controle Interno, Transparência, Ouvidoria e Correição

 

A conselheira de administração do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – IIA BRASIL, Monique Sausmikat, destacou a importância da gestão de riscos para o combate às fraudes na administração pública, durante a palestra “Gestão de Riscos de Fraude e Corrupção”, na IV Semana de Controle Interno, Transparência, Ouvidoria e Correição, promovida pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), em Brasília (DF).

 

Para isso, ressaltou a importância de que os administradores não só estabeleçam suas políticas, mas comunique-as de forma eficaz; e estabeleça estruturas rígidas com processos padronizados e sistemas integrados que possibilitem o monitoramento do desempenho e das exceções por unidades especializadas.

 

Segundo ela, iniciativas como essas ajudam a acabar com as vulnerabilidades da organização, além de contribuir para uma gestão mais eficaz e efetiva no combate aos riscos de fraude. “Eu acredito em uma gestão de riscos realmente eficaz que cumpra seu papel de mitigar todos os riscos, inclusive de fraude”, disse.

 

Monique Sausmikat ainda apresentou alguns indicadores que podem ser úteis para acompanhar o desempenho das organizações e demonstrar possíveis vulnerabilidades, como o desempenho e satisfação de funcionários, a qualidade de serviços prestados por empresas terceirizadas, a eficiência e os custos x produção.

 

Por fim, reforçou a importância da capacitação promovida pela CGDF. “A importância de um evento como esse é o de transformar pessoas, fazer com que elas sejam orientadas e capacitadas a entregarem com excelência o que órgão tem para oferecer à sociedade. Quando você investe em pessoas, inspirando-as a desenvolverem o seu melhor, você transforma organizações, que transformam regiões, que transformam o nosso País”, destacou.

 

O objetivo da semana é capacitar, atualizar e integrar os participantes nas áreas de correição, transparência, controle interno e ouvidoria. O evento é voltado para servidores federais e estaduais que atuam nessas áreas, e estudantes universitários que cursam temas correlatos.

 

A semana será transmitida pelo canal da CGDF no YouTube https://www.youtube.com/channel/UC91dBaEGtoXAzVNpJUJ9HQQ/featured

 

Os dois primeiros dias do evento serão no auditório do Instituto Serzedello Corrêa, que fica no Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 3, Lote 3. As atividades do último dia serão na Escola de Governo, localizada no Setor de Garagens Oficiais Norte (SGON), 1.