Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/05/20 às 14h18 - Atualizado em 15/06/20 às 14h52

Controladoria-Geral do DF capacita servidores em gestão de riscos

COMPARTILHAR

 

Cerca de 20 servidores estão participando da oficina realizada por videoconferência. Até agora mais de 1 mil servidores já foram capacitados no programa

 

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) iniciou, nesta segunda-feira (25), mais uma turma de capacitação sobre gestão de riscos e programas de integridade. Desta vez a parceria acontece com as Administrações Regionais de São Sebastião, Jardim Botânico e Parkway, onde aproximadamente 20 servidores participam do treinamento no formato de oficina, com 12 horas de duração. Importante destacar que o novo modelo, realizado por meio de videoconferência, busca adaptar os processos de apoio técnico consultivo prestados pelos auditores da Subcontroladoria de Controle Interno (SUBCI da CGDF) à realidade imposta pelo isolamento causado pela pandemia da COVID-19.

 

As capacitações têm como objetivo orientar os servidores dos órgãos interessados com conteúdo teórico-prático do tema “Gestão de Riscos e Integridade”, fundamentado no padrão internacional ISO 31000:2018, com vistas a habilitá-los na realização da implantação da Gestão de Riscos Corporativos, bem como Programas de Integridade.

 

O modelo de apoio prestado pela CGDF encontra previsão em seu Regimento Interno (Decreto nº 39.824/2019) e no Decreto Distrital nº 39.736/2019, que dispõe sobre a Política de Governança Pública e Compliance no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Distrito Federal.

 

Dentre os benefícios esperados estão a redução das incertezas dos gestores na tomada de decisão, a melhoria do embasamento das decisões tomadas frente as alternativas existentes, a integração da gestão de riscos como elemento-chave da responsabilidade gerencial, de modo a promover a integridade e prevenir a improbidade, os desvios e a corrupção, além do aumento da credibilidade das Unidades Orgânicas da Administração Pública do Distrito Federal.

 

Parceria
A atividade, desenvolvida pelo corpo técnico da SUBCI/CGDF desde 2016, já capacitou mais de 1.100 servidores e/ou empregados públicos das mais diversas Unidades Orgânicas do Distrito Federal em 37 turmas. Em 2020, foram 129 servidores, sendo 84 em 6 turmas que utilizaram o modelo de videoconferência, que se mostrou apropriado para a capacitação à distância.

 

As seis Unidades que receberam o apoio consultivo em 2020 foram a Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA), as Polícias Militar (PMDF) e Civil do Distrito Federal (PCDF), os Departamentos de Trânsito (DETRAN) e Estradas e Rodagem (DER) do Distrito Federal e a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (METRÔ).

 

Para os órgãos que se interessarem em participar futuramente dos treinamentos, basta entrar em contato com a DICIR/CORIS/CGDF pelo telefone 2108-3303 ou por e-mail: jose.andrade@cg.df.gov.br ou robson.junior@cg.df.gov.br.