Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/10/18 às 18h55 - Atualizado em 31/10/18 às 18h58

Controladoria na Escola recebe Selo Ação Íntegra

Certificação faz parte do Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção

O projeto Controladoria na Escola recebeu nesta quarta-feira, dia 31 de outubro, o selo Ação Íntegra, durante o Seminário de Segurança Institucional promovido pelo Banco do Brasil, no Instituto Serzedello Corrêa.

 

O selo Ação Íntegra é oferecido para os projetos mais bem avaliados que participam da campanha #TodosJuntosContraCorrupção (www.todosjuntoscontracorrupcao.gov.br), lançada em setembro de 2017. Planejada no escopo do Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção, da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), a campanha reúne iniciativas de todo o país que visam a prevenção primária, o estímulo à integridade social e a educação para a cidadania.

 

“Se queremos trabalhar a ética e a integridade, temos que começar com as nossas crianças, com um processo de formação cidadã. Fico muito emocionado com este reconhecimento porque o projeto Controladoria na Escola foi idealizado justamente para trabalhar estes conceitos de maneira prática na origem.”, afirmou Lúcio Pinho, controlador-geral do DF, ao receber o Selo.

 

Controladoria na Escola está em seu terceiro ano. Voltado para alunos dos ensinos médio e fundamental, a iniciativa objetiva promover o controle social, a educação ética e cidadã, e o combate à corrupção.

 

O projeto é executado em várias etapas, entre as quais se destaca a auditoria cívica. A partir dela, os alunos são levados a uma reflexão sobre pequenas corrupções cometidas frequentemente, problemas que afetam a comunidade escolar e que são gerados e/ou solucionados pelos próprios alunos.