Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/19 às 9h54 - Atualizado em 30/09/19 às 13h51

Coordenadora da CGDF participa do II Congresso Internacional de Práticas Inovadoras em Transparência e Governo Aberto

COMPARTILHAR

O congresso foi em Bogotá, na Colômbia, nos dias 17 e 18 de setembro

 

A coordenadora de Transparência e Governo Aberto da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), Rejane Vaz de Abreu, participou nos dias  17 e 18 deste mês, do II Congresso Internacional de Prática Inovadoras em Transparência e Governo Aberto, em Bogotá, na Colômbia.

 

Rejane Vaz atua na Subcontroladoria de Transparência e Combate à Corrupção (SUBTC) e representou a CGDF no evento, que teve três eixos temáticos: transparência, participação e colaboração.

 

No eixo transparência, foram abordados os temas Blockchain e a Descentralização de Informações; Desenvolvimento da Integridade no Serviço Público e Governo Corporativo para a Transparência.

 

No eixo participação, as palestras foram sobre Fortalecimento do Controle Social, da Informação à Participação Ativa e Controle Social nos Processos de Implementação de Políticas Públicas.

 

Já no eixo colaboração, os congressistas assistiram discussões sobre Co-criação de Conteúdos em Estratégias de Transparência; Intervenção Articulada e Complementariedade na Implantação de Estratégias de Transparência; e Desenho e Implementação de Mecanismos de Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem para as Estratégias e Iniciativas de Governo Aberto.

 

No segundo dia do evento, foi realizada a 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Transparência e Governo Aberto, da União das Cidades Capitais Iberoamericanas (UCCI), na sede da prefeitura de Bogotá, com a presença de representantes de Brasília, Rio de Janeiro, San José (Costa Rica), Quito (Equador), Assunção (Paraguai), La Paz (Bolívia) e Montevidéu (Uruguai). Na reunião, houve uma Oficina de Planejamento Estratégico do Grupo e a consolidação do Plano de Trabalho.

 

“Tanto o congresso, como a reunião do Grupo de Trabalho da UCCI foram ótimas oportunidades para trocas de boas práticas em transparência e governo aberto. É importante conhecer os mecanismos e ferramentas disponibilizados pelas demais cidades, assim com apresentar os projetos de Brasília”, destacou Rejane Vaz.