Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

De Olho na Saúde

 

Explicando o Projeto De Olho na Saúde

 

A saúde da população distrital depende diretamente da qualidade dos serviços oferecidos pelo Governo. Cumprindo o papel de fomentar o controle social, a Controladoria-Geral inicia o projeto-piloto “De Olho na Saúde”, que visa integrar administrações regionais, os conselhos de saúde e os hospitais públicos do DF participantes.

 

Como fazer?

 

O projeto tem seu início na capacitação de voluntários (conselheiros, servidores, cidadãos) para realização de auditorias cívicas em unidades de saúde, nas quais serão produzidos relatórios que tendem a identificar pontos de melhoria que serão elencados pelos participantes e consolidados pela administração pública. Tais apontamentos serão objetos de ação da própria comunidade que envidará esforços para melhorar as atividades da unidade de saúde auditada.

 

O projeto pretende a partir de uma capacitação dos atores chave do controle social (conselheiros, servidores e cidadãos) e da realização de auditorias cívicas em unidades de saúde, atuar juntamente com a administração pública na consolidação e resolução dos apontamentos. Estes apontamentos serão elencados nos relatórios de auditoria e listados pontos de melhoria que possam ser alvo de ação da comunidade em prol do incremento das atividades da unidade de saúde auditada.

 

Benefícios esperados

 

Espera-se que, ao final do projeto, a população impactada pelas atividades do projeto seja capaz de:

– compreender e atuar no processo de gestão em saúde no DF;

– entender a sua relevância, impacto e aplicabilidade prática na vida do cidadão;

– conhecer os principais instrumentos de controle social;

– encontrar-se empoderada frente ao estado para criar e implementar os meios necessários à uma atuação civilista em suas comunidades e cidades;

– despertar o interesse da sociedade pela coisa pública de modo a entender seu papel e influência no processo decisório e no funcionamento do processo para melhoria de sua atuação profissional e consciência cidadã.