Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/03/16 às 15h06 - Atualizado em 29/10/18 às 15h33

Dia do Ouvidor é comemorado pela Controladoria-Geral do DF

COMPARTILHAR

Ouvidoria-Geral  do DF promoveu palestras sobre a importância e contribuições da ouvidoria para a modernização da gestão pública

 

O Dia do Ouvidor foi comemorado na segunda-feira (15) com uma tarde de palestras promovida pela Ouvidoria-Geral do DF. O tema abordado foi a importância e contribuições da ouvidoria para a modernização da gestão pública e o evento contou com aproximadamente 300 participantes entre ouvidores e especialistas de outros estados e de órgãos e entidades públicas.

 

O controlador-geral, Henrique Ziller, fez a abertura do evento afirmando que os ouvidores representam diretamente os interesses da sociedade. “É um chamado à responsabilidade e à vocação de atender o interesse público”, afirmou, ressaltando a nobreza do trabalho desses servidores.

 

Segundo o ouvidor-geral do DF, José dos Reis de Oliveira, o propósito do evento foi mais do que comemorar, buscou promover a integração e a troca de experiências entre ouvidorias federais, estaduais e distritais. “Esse tipo de encontro tem o foco na profissionalização das ouvidorias integrantes do Sistema de Gestão de Ouvidoria do DF (SIGO), o que tem sido um objetivo constante traduzido nas ações previstas no Plano de Ação da OGDF para 2016”, disse Reis.

 

Fez parte da programação a assinatura do protocolo de intenções da criação da Rede Ouvir DF, medida que concretiza a integração entre as ouvidorias públicas do Distrito Federal. O documento foi assinado pela Ouvidoria-Geral do DF, ouvidoria da Câmara Legislativa do DF, ouvidoria do MPDFT, ouvidoria do Tribunal de Contas do Distrito Federal e a ouvidoria do TJDFT, com o objetivo de consolidar a parceria, a cooperação mútua e a articulação de esforços, visando o compartilhamento das manifestações registradas pelos cidadãos. A Rede Ouvir DF é uma ferramenta que fortalece a transparência pública e controle social.

 

Dentre os palestrantes participaram Gilberto Waller Júnior, ouvidor-geral da Controladoria-Geral da União, José Eduardo Elias Romão, Diretor do Ipea, Maria Elisa Marcelino Andrade, Diretora de Ouvidoria do Estado de Pernambuco, Marcos Caminha, Ouvidor-Geral do Maranhão, Marcos Bragatto da Aneel e, Antônio Barros do Observatório Social de Brasília.