Governo do Distrito Federal
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26/01/16 às 19h09 - Atualizado em 29/10/18 às 15h33

Em entrevista à Rede Globo, Henrique Ziller reforça o bom desempenho da CGDF em busca da transparência ao cidadão

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Na manhã desta terça-feira, 26, o controlador-geral do DF, Henrique Ziller, falou ao Bom Dia DF sobre os trabalhos que a Controladoria-Geral está fazendo no sentido de facilitar o acesso à população das informações do governo

 

Um levantamento do GDF aponta que nos últimos três anos houve crescimento nos pedidos de acesso à informação por parte da sociedade. Isso mostra que o cidadão está interessado em acompanhar e participar das ações do governo. Em consonância com esse interesse, o controlador-geral enfatiza a importância de sempre buscar facilitar o acesso a esses dados. “A nossa obrigação é aperfeiçoar cada vez mais o sistema e controlar a ação que é feita pelos diversos órgãos para atender, da melhor forma possível, ao cidadão que a eles recorrem em busca de informações”, afirmou Henrique Ziller.

 

Segundo ele, os órgãos do governo estão avançando na transparência ativa, por meio da qual se fornece a informação antes que ela seja demandada. “Nós trabalhamos nesse sentido, de que o cidadão nem precise recorrer aos órgãos do governo para receber as informações. Os nossos sites e as nossas páginas na internet já devem fornecer os dados de interesse dele”, explica o controlador, garantindo que uma das metas do órgão é reduzir o tempo de resposta à sociedade.

 

Henrique Ziller ressalta que a Ouvidoria-Geral, localizada na Controladoria, recebe diversas sugestões e, muitas delas, relacionadas ao aperfeiçoamento da promoção da transparência. “Recentemente, nós fizemos um evento aberto à população, no Buriti, no qual mais de 150 pessoas participaram, dando sugestões sobre como melhorar o Portal da Transparência e o Siga Brasília”, afirmou. Questionado sobre o encaminhamento dado a essas sugestões, o controlador respondeu que a Controladoria-Geral está reformulando o Portal e, com base nessas sugestões, recebidas no evento, foi dimensionada uma reestruturação do site para que haja o efetivo atendimento dessas demandas.

 

O controlador-geral finalizou a entrevista lembrando aos telespectadores que o pedido de acesso à informação pode ser feito por meio do E-SIC e dos balcões de acesso à informação, localizados em cada órgão do GDF.