Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/06/16 às 19h56 - Atualizado em 29/10/18 às 15h35

Governo cria o Portal do Voluntariado

COMPARTILHAR

Projetos “Controladoria na Escola” e “Auditoria Cívica na Saúde” estão disponíveis na ferramenta desenvolvida pelo Executivo local e lançada nesta terça-feira (21)

 

Pessoas interessadas em desenvolver algum trabalho voluntário terão o contato facilitado com instituições que precisam de ajuda. O governo de Brasília criou o Portal do Voluntariado, plataforma que cruzará informações de quem tem vontade de colaborar em atividades sociais com as de organizações (governamentais ou não) que desenvolvem esse tipo de trabalho.

 

O lançamento do site ocorreu na manhã desta terça-feira (21), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Ao lado da esposa, colaboradora do governo e idealizadora do Portal do Voluntariado, Márcia Rollemberg, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia.

 

“Fazer o bem é reunir as capacidades, as potencialidades das pessoas; temos uma sociedade muito solidária, muito generosa, que, muitas vezes, quer ajudar e não sabe como”, destacou o chefe do Executivo. “O objetivo desse portal é receber essas solicitações e orientar a pessoa para onde ela pode ajudar numa determinada política pública”, disse Rollemberg.

 

A nova ferramenta funciona como uma rede social para conectar perfis de interesse com oportunidades de serviços voluntários. “É conectar capacidades e oportunidades, fazendo dessa rede um espaço de encontro e de estímulo à participação, ao controle social e à promoção da cidadania”, explicou Márcia Rollemberg, que fez a apresentação do portal.

Dois projetos da Controladoria-Geral do DF integram o Portal: o “Controladoria na Escola” e o “Auditoria Cívica na Saúde”.

 

As duas iniciativas começaram a ser implementadas neste mês de junho e fazem parte do compromisso assumido pela CGDF com o Governo de Brasília. O Controlador-Geral substituto, Marcos Tadeu de Andrade, definiu o Portal do Voluntariado como uma iniciativa maravilhosa. “Está de acordo com os projetos desenvolvidos pela Controladoria-Geral”.

 

Durante o evento, além de informações sobre projetos de voluntariado, diversos computadores estavam à disposição dos interessados em já se cadastrar no portal.

 

Programa Brasília Cidadã

 

O Portal do Voluntariado faz parte das atividades que vão compor o Brasília Cidadã, a ser lançado no segundo semestre de 2016. O objetivo é identificar e reunir atividades promovidas por vários órgãos em um só programa, além de estimular, divulgar, valorizar e reconhecer as diferentes instâncias de participação e o controle social da população.

 

Entre as ações de participação popular que têm sido desenvolvidas pelo governo de Brasília estão a Roda de Conversa, o Voz Ativaaudiências e consultas públicas e redes de ouvidoria.