Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/07/16 às 17h33 - Atualizado em 29/10/18 às 15h35

Governo de Brasília lança Estratégia Geral de Tecnologia da Informação

COMPARTILHAR

Voltado para servidores da área de TI e de negócios de todo o governo, o evento aconteceu no auditório da EGOV

 

A Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI) do Governo de Brasília foi lançada durante workshop nesta segunda-feira, dia 25 de julho, na Escola de Governo de Brasília (EGOV). O evento foi organizado pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação do DF (CGTIC), que é composto pela Controladoria-Geral do DF e Secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão, de Fazenda, de Saúde, de Educação, de Ciência, Tecnologia e Inovação, de Segurança Pública e Casa Civil.

 

A EGTI 2016-2019 traz um direcionamento da Tecnologia da Informação atual alinhado às melhores práticas nacionais e internacionais de gestão de TI e está distribuída em quatro perspectivas – pessoas, gestão, governança e entrega de valor – que foram apresentadas no evento. Traz ainda iniciativas de responsabilidade dos órgãos e do CGTIC, criado com a publicação do Decreto nº 37.354/2016, para otimizar as iniciativas de Tecnologia da Informação Corporativa do governo.

 

O workshop, voltado para servidores das áreas de TI e de negócio de todo o GDF, contou com a presença de gestores da área de planejamento estratégico e contratações de serviços TIC; servidores que trabalham nas unidades de TIC do governo de Brasília; executores de contrato de TIC e ordenadores de despesas de 18 secretarias de Estado e de 34 entidades, além de órgãos especializados e do Tribunal de Contas do DF.

 

A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, fez a abertura do evento e enfatizou a importância de ter um trabalho integrado e colaborativo de forma a trazer benefícios para o governo e a cidade.  “O objetivo é caminhar no sentido de consolidar o trabalho de TI no GDF”, disse.

 

O Subcontrolador de Tecnologia e Informações Estratégicas da Controladoria-Geral do DF, Duque Dantas, foi um dos palestrantes e falou sobre as perspectivas e o legado do Comitê Gestor de TIC. “Tecnologia, transparência e geração de emprego; este é o sonho deste comitê”, afirmou Dantas, que convidou os presentes para participar dos grupos de trabalho da secretaria-executiva do CGTIC. “É importante a participação de Todos”, concluiu o subcontrolador.

 

A programação contou também com as palestras “Os Benefícios da Governança de TI”, feita pelo doutor em engenharia elétrica pela UnB e diretor da ISACA, João Souza Neto; “A Estratégia Geral de Tecnologia da Informação”, apresentada pelo Coordenador de Planejamento e Governança Corporativa de TIC da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação da SEPLAG, Jeysel de Paula Martins; e “A importância do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)”, com o coordenador da Unidade de Escritório de Projetos de TIC, Leandro Dagakiuchid. Ao final, o workshop teve um bate-papo com o subsecretário da subsecretaria de TI da Seplag, José Eirado.

 

Participaram do evento o Controlador-Geral do DF, Henrique Ziller, e o Secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca.