Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/08/17 às 20h30 - Atualizado em 29/10/18 às 15h35

Governo do Distrito Federal mantem nota 10 na transparência passiva

COMPARTILHAR

Escala do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União confirma GDF com nota máxima no ranking de cumprimento da LAI

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o Governo do Distrito Federal recebeu nota 10 na avaliação da Escala Brasil Transparente do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União. Ao lado de 11 estados, o GDF está no topo do ranking das unidades da Federação que são bem avaliadas na transparência passiva.

O resultado pode ser conferido no link https://goo.gl/kMKdae e foi publicado nesta semana. A conquista foi possível após deferimento de recurso apresentado pela Controladoria-Geral do DF àquele Ministério, no sentido de reconsiderar a avaliação feita inicialmente.

 

A notícia foi comemorada pela equipe da Controladoria-Geral do DF, que por meio da Subcontroladoria de Transparência e Controle Social, é o órgão responsável pela implementação e monitoramento da Lei de Acesso à Informação no Poder Executivo Distrital.

 

“É uma notícia muito boa que recebemos do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, que manteve a nossa nota máxima na escala que afere como os governos em todo o país estão atendendo aos pedidos de acesso à informação”, disse Henrique Ziller, Controlador-Geral do DF.

 

O que é Escala Brasil Transparente?

É uma metodologia criada pela Controladoria-Geral da União (CGU) para medir a transparência de estados e municípios do país, com a finalidade de refletir sobre o cenário de transparência passiva em todo o Brasil.

 

E Transparência Passiva?

É a disponibilização de informações públicas em atendimento a demandas específicas de uma pessoa física ou jurídica. Por exemplo, a resposta dada pela Controladoria-Geral do DF a um cidadão que solicitou uma informação, por meio do www.e-sic.df.gov.br, sobre determinado órgão público.

Leia também...