Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/04/12 às 3h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h36

III Compliance Conference – South America

COMPARTILHAR

O Secretário de Estado de Transparência e Controle, Carlos Higino Ribeiro de Alencar, participou, nos dias 11 e 12 de abril, da “III Compliance Conference – South America”, em São Paulo. 

Representantes da Siemens, Controladoria-Geral da União, entidades de classe e do Instituto ETHOS também participaram do evento. Na oportunidade, foram abordados aspectos sobre legislação, riscos e práticas relacionadas à Compliance, bem como, discussões sobre o progresso recente da ética no Brasil. 

O Secretário Carlos Higino foi convidado a proferir palestra sobre: “Ethic in Brazil – recent progress and trends” (Ética no Brasil: progresso recente e tendências). Cabe esclarecer que o conceito de compliance refere-se ao conjunto de disciplinas utilizadas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para um negócio e para as atividades de uma instituição ou empresa, bem como, evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

O termo inglês Compliance deriva do verbo to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, e tem sido amplamente usado nas organizações privadas e governamentais, especialmente naquelas que estão sujeitas à forte regulamentação e controle.