Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/11/19 às 12h01 - Atualizado em 5/12/19 às 10h53

Ouvidoria-Geral apresenta o Portal de Indicadores de Ouvidoria

COMPARTILHAR

A apresentação aconteceu na Reunião Geral das Ouvidorias da Rede SIGO/DF

 

 

A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal apresentou o Portal de Indicadores de Ouvidoria, dia 29/10, durante Reunião Geral das Ouvidorias da Rede SIGO/DF, no auditório do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

 

Criado pela Ouvidoria-Geral, em parceria com a Subcontroladoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SUBTI), o Portal utiliza o banco de dados do Ouv-DF, dentro do conceito de Business Intelligence – BI com o software da MicroStrategy.

 

Com o novo Portal a disponibilização das informações são apresentadas em forma de Painéis de Monitoramento (Dashboards), com um layout mais amigável, facilitando sua navegação e interação com os usuários, além de processar um alto volume de dados em segundos.

 

Com base nas informações os gestores públicos estão melhor amparados para as tomadas de decisões, além de formulação e avaliação de programas e políticas públicas.

 

O ouvidor-geral do DF, José dos Reis, ressaltou a importância para os ouvidores e gestores dos órgãos e entidades do Poder executivo Distrital. “O Portal serve de termômetro para verificar como estão os serviços prestados por suas instituições na visão do cidadão, e poderá auxiliá-los na tomada de decisão e na formulação de políticas públicas, tendo em vista a quantidade de informações gerenciais disponíveis no Portal”.

 

O coordenador de Planejamento, Rodrigo Vidal, destacou que “a ferramenta é importantíssima para o processo da mudança de cultura ao qual estamos inseridos, para que, cada vez mais, tanto a Rede de Ouvidorias do DF quanto os Gestores se empoderem com a utilização das informações de ouvidoria”.

 

A iniciativa de transparência ativa dos dados da Ouvidoria faz parte do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias, previsto no Plano Estratégico do Distrito Federal. Hoje, o acesso às informações do Portal de Indicadores de Ouvidoria é permitido somente para ouvidores dos órgãos do GDF, mas há previsão para ser disponibilizado para a sociedade em junho de 2020.