Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/05/16 às 18h59 - Atualizado em 29/10/18 às 15h39

Ouvidoria-Geral dá seguimento à qualificação do servidor que atua nas ouvidorias do GDF

COMPARTILHAR

Ouvidores titulares se reuniram na Escola de Governo para o Curso de Acompanhamento dos Serviços de Ouvidoria no DF

Dando sequência ao Curso de Acompanhamento dos Serviços de Ouvidoria, direcionado para ouvidores e servidores que atuam nas ouvidorias dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Distrito Federal, a Ouvidoria-Geral do DF desenvolveu módulos para a qualificação do servidor no aprimoramento do atendimento direto ao cidadão.

 

O curso faz parte do projeto de formação continuada com o objetivo de aprimorar o conhecimento adquirido, enriquecer a experiência profissional e consequentemente fortalecer a rede de ouvidorias. O módulo intermediário, curso desta semana (16 a 19/05), segue uma agenda que teve início em fevereiro. Os participantes, ouvidores titulares que já tem experiência na área, foram orientados quanto ao monitoramento das Cartas de Serviços e a entrega frequente dos relatórios de manifestações aos gestores máximos dos Órgãos. Na ocasião tiveram a oportunidade de apresentar e debater casos de suas unidades com instrutores da Ouvidoria-Geral.

 

Essa troca de experiências foi tão positiva que despertou no ouvidor do Departamento de Estradas e Rodagem – DER, José Florentino Caixeta, a ideia e a proposta de realização contínua desses debates. A Ouvidoria-Geral acatou prontamente a sugestão e já está empenhada em promover “Encontros para Compartilhamento de Estudos de Casos”, com início a partir do próximo semestre. Outro compromisso da OGDF é a articulação de reuniões estratégicas com o gestor máximo e o ouvidor de cada órgão para esclarecimento dos serviços de ouvidoria.

 

O Ouvidor-Geral José dos Reis ratificou que as Cartas de Serviço é um projeto da Ouvidoria-Geral e primordial no auxílio do trabalho dos ouvidores. “A fase do monitoramento deve ter participação ativa dos ouvidores, dos assessores de comunicação e dos servidores da área de planejamento. Passamos à frente de várias ouvidorias no País, desde a implantação da carta de serviços aqui no Distrito Federal”, afirma.

 

Em termos de sistema, Reis lembrou que brevemente será implantado um novo serviço informatizado de ouvidoria com plataforma de navegação mais fácil, proporcionando maior interatividade e melhor organização das demandas. A próxima etapa do curso será o treinamento específico para utilização dessa nova ferramenta.