Governo do Distrito Federal
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8/02/18 às 12h12 - Atualizado em 29/10/18 às 13h26

Ouvidoria-Geral do DF realiza primeira reunião de trabalho dos ouvidores de 2018

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*Ana Luisa Araujo

Foram apresentadas as metas superadas, desafios e iniciativas para o novo ano

 

Nesta quarta-feira (07.02) aconteceu a primeira reunião de trabalho de 2018 do Sistema de Gestão de Ouvidorias do Distrito Federal (SIGO/DF), no auditório da Escola de Governo.

 

José dos Reis, ouvidor-geral do DF, falou das metas esperadas em 2017 e mostrou que todas tiveram a porcentagem acima do esperado. “Todas as ouvidorias melhoraram os resultados de resolutividade, por isso a nossa responsabilidade aumenta”, ressaltou Reis.

 

Em seguida, explicou o que precisa ser melhorado em 2018, destacando a importância para a participação dos ouvidores titulares e equipes nas convocações e cursos da Ouvidoria Geral, a integração com planos, projetos e programas realizados pelas unidades do SIGO-DF, e a qualidade da resposta enviada ao cidadão.

 

Cecília Souza, coordenadora de Planejamento da Ouvidoria-Geral, informou quais são os grupos de trabalho para 2018 – Programa de Valorização – Ouvindo os Ouvidores, Concurso de Melhores Práticas, Qualidade da Resposta de Ouvidoria, Carta de Serviços das Administrações Regionais, Organização de Eventos e Formação Continuada.

 

Apresentou também os projetos e iniciativas para 2018. A novidade para este ano é que será feita a Certificação em Ouvidoria Pública para os ouvidores titulares que participarem de todos os cursos de formação e oficinas.

 

A servidora falou que é preciso continuar a atualizar o banco de talentos, pois trabalharão com gestão por competências no SIGO. “O nosso modelo de gestão é participativo, com foco nas relações institucionais. A gente tenta trazer o caráter técnico e humano para o nosso trabalho”, concluiu.

 

Ao final, o coordenador de Articulação de Ouvidorias, Cleiton Gonçalves, relatou que o Grupo de Trabalho de Qualidade da Resposta ao cidadão tem o intuito de avaliar aquilo que fazem e respondem ao cidadão, e alertou que a forma como é passada a informação ao cidadão é muito importante.

 

*Estagiária sob supervisão de Cristiane Pitta