Os números recordes são comparados ao mesmo período de 2019
A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal finalizou o 1º trimestre de 2020 demonstrando superação de 17% nos registros de manifestações, em relação ao mesmo período de 2019. Com o total de 65.045 registros e média mensal de 21.682, os números apresentados estabelecem novo recorde de registros e podem ser conferidos no Relatório do 1º Trimestre de 2020 elaborado pela Ouvidoria para os meses de janeiro a março deste ano, com informações sintéticas e comparativas.
O assunto mais demandado e contabilizado nas estatísticas da Ouvidoria foram as ocorrências referentes à COVID-19, com 3.830 manifestações e representando 6% de todas registradas neste período no Sistema de Ouvidoria do Distrito Federal (OUV-DF).
Outros assuntos em destaque obtiveram registros relevantes. Foram 3.164 manifestações sobre material escolar; 2.793 solicitações de manutenção das vias pública; um total de 2.466 registros entre denúncias e elogios ao servidor público e 2.214 manifestações sobre atendimento em unidade de saúde pública.
Para o Ouvidor-Geral do DF, José dos Reis, esses registros indicam que os cidadãos do DF estão a cada dia mais apropriados das ouvidorias, exercendo sua participação e controle social, percebendo falhas nas prestações de serviços públicos, registrando solicitações, reclamações e denúncias, além de interagirem com o sistema por meio de pedidos de informações, sugestões e elogios. “Com isso evidenciamos a confiança dos cidadãos na rede de ouvidorias do DF, onde 69% estão satisfeitos com o atendimento prestado pela rede, 76% recomendam as ouvidorias do Distrito Federal e 81% estão satisfeitos com o sistema OUV-DF”, enfatiza.
Os desafios da Ouvidoria-Geral para este ano
A Ouvidoria-Geral propõe para este exercício várias ações, algumas em execução, visando o fortalecimento do Programa de Desempenho no Plano Estratégico do DF, como o monitoramento e padronização das demandas de ouvidoria; a aplicação dos atos normativos e publicação de atos específicos dos órgãos; a capacitação de 100% dos ouvidores titulares de cada pasta; a implementação da pesquisa de satisfação do OUV-DF, via atendimento na Central 162; a ampliação e melhoria das ferramentas de Business Intelligence das Ouvidorias; a aplicação do curso de Ouvidoria – EAD, o Portal de Transparência Ativa do OUV-DF, a realização do concurso de melhores práticas em Ouvidoria e a premiação de melhor desempenho entre as ouvidorias do DF.
Mesmo diante da quarentena e do teletrabalho, o Programa de Formação em Ouvidorias capacitou e certificou 145 servidores por meio do Curso EAD de Formação em Ouvidoria, em parceria com a Escola de Governo do DF.
O cidadão pode se manifestar pelo site do OUV-DF (https://www.ouv.df.gov.br/) a qualquer hora ou pelo telefone 162, de segunda a sexta, das 7h às 21h, e fins de semana e feriados, das 8h às 18h, com ligação gratuita.