Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/02/12 às 3h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h19

Participe da Consocial Virtual no Facebook

COMPARTILHAR

Entre os dias 23 de fevereiro e 7 de março acontece a 1ª Consocial Livre Virtual do Distrito Federal (CLVDF), que tem por objetivo ampliar e potencializar a participação da sociedade nas discussões de propostas de combate à corrupção e aumento do controle social sobre a gestão pública. Saiba mais.

 

O Secretário de Transparência e Controle, Carlos Higino Ribeiro de Alencar, explica que a realização da conferência virtual é uma iniciativa que está de acordo com a política de governo transparente do DF. “A realização da Consocial-DF já é uma forma de controle social e o ambiente virtual se torna um meio para que a população se motive a acessar tais ferramentas”, afirmou.

 

Enquanto na conferência tradicional os presentes participam em apenas um dos eixos temáticos, uma vez que os eventos acontecem simultaneamente, o formato virtual oferece a vantagem de enviar propostas relativas aos quatro eixos temáticos, sendo eles:

1.Promoção da transparência pública e acesso à informação e a dados públicos;
2.Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;
3.A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle;
4.Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

As Conferências virtuais não elegem delegados, mas têm a missão de escolher 20 Diretrizes/Propostas de cada eixo temático, totalizando assim, 80 propostas. Após essa seleção inicial, será feita uma enquete para escolher as 10 melhores.
 
As 10 Diretrizes/Propostas escolhidas serão encaminhadas à Coordenação-Executiva Nacional, que as consolidará para a Etapa Nacional da 1ª Consocial, marcada para o dia 18 de maio de 2012.

Vale lembrar ainda que a 1ª Consocial Distrital será realizada nos dias 09 e 10 de março no Auditório Planalto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Veja o cronograma:
 

Datas

Atividades

De 23/02 a 01/03

Debates e propostas dentro de um fórum específico no Facebook dividido nos quatro eixos temáticos

Dia 2/03

Sistematização das propostas apresentadas nos fóruns de discussão

Dias 3, 4, 5, 6 e 7/03

Realização de enquete no Facebook para definir as dez propostas finais


Os interessados poderão participar acessando: 
http://www.facebook.com/ConsocialDF