Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/09/17 às 19h55 - Atualizado em 29/10/18 às 15h50

Pesquisadora de instituto canadense visita CGDF

COMPARTILHAR

Mudanças institucionais adotadas pelo órgão desde 2015 atraíram atenção

A CGDF recebeu, no último dia 22, a visita da pesquisadora do Instituto para o Estudo de Desenvolvimento Internacional, PhD – Dra. Katherine Bersch, que veio conhecer as diretrizes de atuação do órgão e as melhorias implementadas na gestão nos últimos dois anos.

Especialista em governança global, Bersch veio ao Brasil para participar de evento promovido pela Escola Nacional de Administração – ENAP, sobre o incremento da capacidade estatal no âmbito da América Latina. Em sua visita à CGDF, a pesquisadora conheceu a estrutura do órgão e a mudança organizacional pela qual passa desde 2015, principalmente no que diz respeito à segregação de funções do controle interno.

O controlador-geral, Henrique Ziller, explicou que a atividade da Subcontroladoria de Controle Interno está alinhada às melhores práticas internacionais, com atuações diferenciadas da auditoria e da inspeção.

Ziller enfatizou o foco preventivo das ações de controle, a implantação da gestão de riscos na CGDF e nos órgãos e entidades do GDF, e a institucionalização do modelo IA-CM. “O desafio da CGDF é qualificar o gasto público dando efetividade às ações de controle”, afirmou Ziller.

O modelo de atuação da Ouvidoria, que constantemente busca o aperfeiçoamento de seu serviço e a capacitação da rede de ouvidores do DF, foi outro ponto destacado na apresentação.

Os avanços na transparência pública e o projeto Controladoria na Escola também despertaram o interesse da Dra. Bersch.

O subcontrolador de controle interno, Lúcio Carlos Pinho, e a chefe da Assessoria de Harmonização Central, Liane Angoti, também participaram da apresentação,  que teve ainda como pauta a atuação dos órgãos de controle no Brasil.