Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/11/16 às 16h11 - Atualizado em 29/10/18 às 15h13

Plano de sustentabilidade socioambiental é apresentado em Papo Estratégico

COMPARTILHAR
Projeto da CGDF apresenta ações de preservação do meio ambiente.

Você sabe qual o impacto na natureza do uso de copos descartáveis? Você acredita que a CGDF gasta 200 mil copos descartáveis por ano? No seu cotidiano, você tem hábitos de sustentabilidade? Já pensou em preservação do meio ambiente? O que você pode fazer no ambiente de trabalho para contribuir com a sustentabilidade socioambiental? Estas perguntas e reflexões devem permear a imaginação de quem participou do Papo Estratégico realizado no dia 29, no auditório da Terracap.

 

O último encontro do ano teve como tema “sustentabilidade socioambiental”, indicador previsto no Objetivo Estratégico nº 9 do PEI CGDF 2016 – 2019, e que tem como guardião o subcontrolador de tecnologia e informações estratégicas, Duque Dantas.

 

A abertura do evento foi feita pelo controlador-geral, Henrique Ziller, que afirmou: “esta conversa é para que possamos avançar nesta temática que é muito relevante nos dias de hoje”.

 

A apresentação ficou por conta dos servidores Vladimir Wuerges de Souza (SUBTI) e Suzana Pereira Silva (SUBGI), que é a gestora do indicador.

 

Vladimir introduziu o tema lembrando que no Brasil a questão socioambiental ainda é tratada de forma inicial e citou exemplos de práticas que contribuem para a degradação do meio ambiente. Ele apresentou conceito de sustentabilidade, falou sobre o que é responsabilidade socioambiental, quais os três pilares da sustentabilidade e a legislação pertinente ao assunto.

 

A servidora apresentou o Plano de Práticas de Sustentabilidade Socioambiental elaborado com a finalidade de implementar ações no ambiente de trabalho da CGDF, propondo a otimização e aproveitamento de recursos naturais, a redução de custos operacionais e a sedimentação de uma cultura de responsabilidade socioambiental.

 

Suzana também explanou sobre o “Projeto Controladoria-Geral Sustentável”, idealizado pela SUBGI e que prevê ações já implementadas, como a configuração de 100% dos computadores para impressão frente e verso, e outras que já estão em andamento.

 

Em 2017, ASCOM e AGEP vão elaborar cronograma para realização do Papo Estratégico no decorrer do ano e, assim, dar continuidade à divulgação do PEI CGDF.