Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/12/18 às 16h05 - Atualizado em 28/01/19 às 15h39

PMDF agradece parceria da CGDF na implantação da Gestão de Riscos

COMPARTILHAR

Projeto foi iniciado há um ano

 

O coordenador-geral de auditoria da Controladoria-Geral do DF, João Batista de Souza Machado, foi recepcionado por oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal, nesta quinta-feira (13), para receber certificado em reconhecimento pelos serviços prestados pela CGDF àquela corporação no exercício de 2018.

 

Machado foi representando o controlador-geral do DF, Lúcio Pinho, e a equipe da Subcontroladoria de Controle Interno, responsável pela implementação da gestão de riscos.

 

O agradecimento deve-se, principalmente, pela atuação da Controladoria-Geral na prestação de consultoria para implantar a gestão de riscos e também propiciar a capacitação de oficiais da PM na técnica que visa diminuir os impactos dos riscos na organização e contribui para diminuir as incertezas de gestores na tomada de decisões.

 

“Não poderia fechar o ano sem este agradecimento. Foi muito rico, não foi só a possibilidade de conhecer a gestão de riscos, mas também de fazer benchmarking com outros órgãos do GDF”, afirmou o tenente coronel Reginaldo de Souza Leitão.

 

A metodologia da gestão de risco foi apresentada ao Comando da PMDF em novembro de 2018. A partir da data, o projeto foi iniciado na instituição e 32 militares fieram curso ministrado por auditores de controle interno na EGOV. “Todo este trabalho e a capacitação que foi feita será percebido a longo prazo”, afirmou o tenente coronel, que manifestou o interesse em manter a aproximação entre os órgãos e apresentar o projeto para a equipe do próximo comando.

 

A entrega do certificado aconteceu no Batalhão de Choque da PM, sob o comando do Major Ilineu, onde oficiais fizeram demonstrações sobre o trabalho daquela Divisão.

 

O auditor da CGDF agradeceu à receptividade ao projeto de gestão de riscos e à parceria e falou da decisão do Tribunal de Contas da União e do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União que determina a implantação da gestão de riscos em órgãos que recebem recursos da União. Além disso, há decisão do Tribunal de Contas do DF determinado que a CGDF fomente a implantação e implementação da gestão de riscos nos órgão e entidades da Administração Pública Distrital.

 

“Foi uma oportunidade muito boa que tivemos. Eu acredito na PM e nos Senhores. Durante as demonstrações que assistimos eu vi riscos a todo momento. A CGDF está à disposição para darmos andamento no trabalho”, disse Machado.

 

Por: Cristiane Rocha Pitta