Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/20 às 15h13 - Atualizado em 24/09/20 às 9h09

Portal da Transparência: você no controle

COMPARTILHAR

Você sabe o que é controle social e que pode participar ativamente do governo?

 

 

O Portal da Transparência é uma ferramenta criada para a participação da sociedade no controle da aplicação dos recursos públicos. De acesso livre, esses dados estão disponíveis para que a sociedade possa participar ativamente do governo. A supervisão do Portal fica por conta da Controladoria-Geral do Distrito Federal, além do tratamento e da orientação dos dados e das informações disponíveis, por meio de sua Subcontroladoria de Transparência e Controle Social.

 

O site tem sido cada vez mais utilizado. Em maio, o Portal da Transparência do Distrito Federal bateu um novo recorde: foram mais de 100 mil acessos realizados por cerca de 50 mil usuários apenas neste mês.

 

O que é controle social?

O controle social é a participação da sociedade na solução dos problemas e das deficiências sociais. A transparência é uma forte ferramenta para integrar os cidadãos com a administração pública. O Portal da Transparência possibilita que todos participem diretamente, estando cientes de como está sendo usado o dinheiro público, podendo assim exigir seus direitos.

 

Pela Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009, conhecida como a “Lei da Transparência”, foi determinado que sejam disponibilizadas, em tempo real, informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira do governo.

 

Facilidade
Coordenado pela Subcontroladoria de Transparência e Controle Social da Controladoria-Geral do DF, o site foi reformulado em 2019, o que facilitou a navegabilidade dos usuários e aumentou consideravelmente a interação.

 

A SUPERBUSCA simplifica achar o termo ou assunto procurado, ao digitar no campo de pesquisa aparecem todos os resultados referentes ao que foi pesquisado. Além disso, estão disponíveis gráficos de fácil entendimento com informações referentes ao Governo do Distrito Federal, como o total de impostos arrecadados, orçamento disponível ou dados sobre a execução de despesas em diversas áreas, logo na página principal do site.

 

“É bom destacar que, para acessar o Portal, não é necessário qualquer tipo de identificação ou senha, sendo permitido a qualquer pessoa navegar livremente, visualizar, consultar e exportar os dados disponibilizados para utilizá-los da melhor forma”, destaca a Subcontroladora de Transparência e Controle Social, Rejane Vaz.

Quer saber como o governo está utilizando o dinheiro público?

 

Então aproveita e acessa: www.transparencia.df.gov.br.