Por ocasião do dia 9 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Corrupção, o Secretário de Transparência e Controle do DF – Carlos Higino Ribeiro de Alencar, juntamente com o cientista político e professor da UnB – João Paulo Peixoto, concedeu entrevista ao Programa Direito sem Fronteiras da TV Justiça. Entre os temas abordados, merecem destaque: a consciência internacional sobre o tema, a globalização no reforço à transparência e a disseminação de valores éticos na Administração Pública.
“A mudança tem que ser cultural, já que este problema não afeta somente os setores públicos, mas também os setores privados. É preciso acabar com a impunidade. O judiciário tem mostrado uma mudança de espírito nesse sentido. Já se começa a ter condenação de pessoas por corrupção, que era absolutamente incomum”, ressaltou Carlos Higino. Ele defende que o tripé para o combate à corrupção deve estar centrado no fim da impunidade, no aumento da transparência e na eficiência da gestão. “A transparência é o caminho para uma gestão mais eficiente. Tornar o processo cada vez mais eletrônico, difundir os dados e divulgar os processos na internet é o caminho para uma diminuição do espaço para a corrupção”, finalizou o Secretário.
Assista a entrevista na íntegra: http://www.tvjustica.jus.br/index/ver-detalhe-programa/idPrograma/214627/youtubeid/HkRmgoJ4pRs
A TV Justiça pode ser sintonizada no Distrito Federal nos seguintes canais:
Canal 53 – Analógico
Canal 52 – Digital
Canal 10.1 – Net Brasília
Canal 222 – TVA