Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/08/12 às 3h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h45

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012

COMPARTILHAR

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012 (SNTC 2012) será realizada entre os dias 15 e 20 de outubro, sob a coordenação nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de debater os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social. O tema principal é: “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Serão promovidas e estimuladas atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema. Também serão debatidas as estratégias e mudanças necessárias para enfrentar os desafios da sustentabilidade, nas suas dimensões ambiental, econômica e social, e como a C&T pode contribuir para isto e para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país.

A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ele possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da SNCT. Os promotores das atividades são: universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civil.

As atividades que acontecem durante a SNCT são variadas: tendas da ciência em praças públicas; feiras de ciência, concursos, gincanas, oficinas e palestras científicas; ida de cientistas às escolas; dias de portas abertas em instituições de pesquisa e ensino; jornadas de iniciação científica; distribuição de cartilhas, encartes, kits experimentais, jogos, livros e outros materiais educativos; exibição de filmes e vídeos científicos (Programa Ver Ciência); excursões científicas; programas em rádios e TVs; eventos que integram ciência, cultura e arte; etc.

Você pode participar de qualquer evento da SNCT; todos são gratuitos. No site nacional da SNCT, em sites estaduais ou em meios de comunicação de sua região, você encontrará informações sobre os eventos que acontecem na SNCT. O site nacional tem informação sobre as atividades e os contatos locais, além de notícias, artigos, vídeos e outros materiais. Ali você pode solicitar material de divulgação da SNCT para sua região ou instituição, como cartazes, folders, vídeos, banners etc.

Se você tiver interesse em ter uma participação mais ativa, divulgando a SNCT ou organizando eventos, vá em frente e pense no que pode realizar no seu município, instituição de pesquisa, escola, universidade, bairro, associação ou em locais públicos. É importante que você cadastre no site todas as atividades que pretende desenvolver; as informações de todo o país ficarão disponíveis para o público e para a imprensa.

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou também o ano de 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. A ONU está estimulando todos os países a realizarem atividades com o objetivo de aumentar a consciência coletiva sobre a importância deste tema, por meio de ações a nível local, regional e internacional.

Para saber mais sobre a SNCT, basta acessar: http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/5391.html

Fonte: http://semanact.mct.gov.br