Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/10/16 às 18h41 - Atualizado em 29/10/18 às 15h45

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

COMPARTILHAR

Grupo de Educação Fiscal promove exposição “Educação Fiscal e Cidadania”

 

 “Os impostos que pagamos servem para melhorar nossa cidade”, disse a estudante do 5º ano da Escola Classe 12 de Ceilândia, Larissa, 11 anos. “Agora eu sei o que são impostos”, afirmou Ana Carolina, 10 anos, da Escola Classe 10 do Gama. “O dinheiro é para manter a cidade limpa”, afirmou Victor Hugo, 10 anos, também da Escola Classe 10 do Gama. As declarações dos estudantes foram feitas após uma dinâmica promovida durante a exposição “Educação Fiscal e Cidadania”, na 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu entre os dias 17 a 23 de outubro, na Faculdade de Ciência da Saúde da UNB.

 

A iniciativa fez parte do trabalho do Grupo de Educação Fiscal, composto pela Controladoria-Geral do DF, Secretarias de Educação e de Fazenda do DF e Receita Federal, que integrou o calendário de eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

Para o subcontrolador de transparência e controle social da Controladoria-Geral do DF, Diego Ramalho Freitas, a abordagem feita de forma lúdica teve o objetivo de despertar nas crianças o interesse por temas importantes e às vezes distantes do conteúdo pedagógico. “A finalidade de estarmos aqui é levar informações para os alunos sobre a importância dos tributos, fiscalização e transparência” explicou.

 

O maior evento de popularização da ciência do país teve nove stands com temática variada na UNB. Um deles era do Grupo de Educação Fiscal que durante os sete dias recebeu a visita de 1.268 alunos e 68 professores de 32 escolas da rede pública de ensino do DF.

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aconteceu em todo o País. No DF foi lançada pelo governador Rodrigo Rollemberg no Planetário de Brasília, com a inauguração do foguete VSB-30, que ficará permanentemente no local. Para o governador, a semana criou oportunidades para promoção do desenvolvimento sustentável. “O objetivo é despertar em nossas crianças e nossos jovens o interesse pela tecnologia, pela engenharia, para que possamos com isso promover um desenvolvimento sustentável para o nosso País, mais qualificado e agregando conhecimento.”

 

Em Brasília, além dos estandes na UNB, aconteceram cerca de 30 eventos ao longo da semana. A programação foi organizada pelo Governo de Brasília em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

 

Com informações da Agência Brasília 

Leia também...