Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/14 às 19h46 - Atualizado em 29/10/18 às 15h43

Servidores da STC embarcam para curso na Holanda e na Áustria

COMPARTILHAR

Eles foram selecionados no programa Brasília Sem Fronteira, do GDF, que oferece quatro semanas de imersão e capacitação no exterior

 

Três servidores da Secretaria de Transparência e Controle do Distrito Federal (STC) compõem o grupo de 150 servidores públicos selecionados pelo programa Brasília Sem Fronteiras que embarcam neste sábado, 17, para a Áustria e Holanda. Eles terão quatro semanas de imersão e capacitação internacional com as despesas custeadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A iniciativa pretende contribuir para a formação de líderes e para a geração de conhecimento.

 

Os servidores da STC selecionados são Leandro Shimabukuro, do Observatório do Gasto Público, Ricardo Lage, da Controladoria-Geral, e Gabriela Rodrigues, da Corregedoria-Geral. Leandro e Ricardo têm como destino a Holanda, onde farão o curso de Gestão Pública Moderna e Eficiente na universidade de Haia. Já Gabriela participará do curso Gestão Pública para Cidades Competitivas e Inovadoras, na Universidade de Ciências Aplicadas de Krems, na Áustria.

 

A expectativa entre eles é grande por causa do impacto profissional e pessoal que uma imersão em outro país possibilita. “Uma experiência como essa é muito válida, pois teremos a oportunidade não só de aprender, mas, também, de trocar conhecimento, pois vamos conhecer uma realidade distinta”, pontua Ricardo Lage.

 

Leandro acrescenta que no campo profissional a experiência vai contribuir para melhorar as práticas do cotidiano. “Será possível contribuir com o GDF, seja implementando algo novo ou melhorando as práticas do cotidiano. Além disso, será uma oportunidade única de fazer contatos”, afirma.

 

Nenhum deles conhece o país a ser visitado, o que, para Gabriela, possibilitará uma imersão completa. “Acredito que a principal contribuição é a possibilidade de entrar em contato com novas pessoas, culturas, costumes, bem como observar as experiências na gestão pública de outros países”, ressalta.

 

Ricardo, Leandro e Gabriela participaram do processo seletivo realizado no ano passado. Em novembro, outros três servidores da STC também viajarão: Carina Ohara, também da Corregedoria-Geral, Bruno Henrique Braga, da Subsecretaria de Tomada de Contas Especial, e Isabelle Gomes de Amaral Montandon, atualmente cedida à Controladoria-Geral da União (CGU).

 

PROGRAMA – A abertura oficial do Brasília Sem Fronteiras de 2014 ocorreu na ultima quarta, 14, com a presença do Governador Agnelo Queiroz acompanhado por secretários e embaixadores. No total, foram 190 selecionados: além dos 150 servidores públicos, foram beneficiados 50 estudantes do dos Centros Interescolares de Línguas (CILs), que viajarão para os Estados Unidos.

 

No último edital lançado para o programa, cujas inscrições acabaram no início do mês, o número de vagas foi ampliado para 950 no total, incluído, aí, a categoria de universitários, recém-criada. Para os servidores, o número subiu para 75.

Mais de 13 mil candidatos se inscreveram. As provas ocorrem no domingo, 18. Além dos destinos já existentes, foram acrescentados França, Espanha e Nova Zelândia. Serão investidos, nesse ano, R$ 30 milhões.