Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/01/14 às 13h28 - Atualizado em 29/10/18 às 15h43

Servidores da STC participam de maratona internacional nos EUA

COMPARTILHAR

Walt Disney World Marathon ocorre há 20 anos, durante o mês de janeiro. Neste ano, mais de 30 mil atletas de todo o mundo participaram

 

Conhecidos mundialmente, os parques da Disney, em Orlando, EUA, também moram nos sonhos dos atletas de corrida. Tanto é que milhares deles lotam, todos os anos, as provas do Walt Disney World Marathon, cuja edição 2014, ocorrida entre os dias 9 a 12 de janeiro, atraiu mais de 30 mil pessoas.

 

Entre esses atletas estavam dois servidores da Secretaria de Transparência e Controle do Distrito Federal (STC): o controlador-geral do DF, Marcelo Herbert de Lima, e Débora Gonçalves, diretora de produção de informações estratégicas do Observatório do Gasto Público.

 

Praticantes de esportes há vários anos, Marcelo e Débora têm participado com frequência das principais provas de corrida e triathlon ocorridas pelo Brasil e em outros países. No caso da Walt Disney World Marathon, além de correr em uma das mais famosas maratonas do mundo, eles aproveitaram para se divertir enquanto tietavam os personagens que marcaram a infância de todo mundo.

 

A Walt Disney World Marathon existe há 20 anos. Entre as provas, destacam-se o Desafio do Pateta, a Family Run e o Desafio do Dunga (a novidade deste ano). Débora participou da primeira, que ocorreu em duas fases: uma meia-maratona (percurso de 21 km – medalha do Pato Donald) no sábado, 11, e a maratona (percurso de 42 km – medalha do Mickey Mouse) no domingo, 12. Débora ainda recebeu a medalha especial do Pateta por ter participado das duas etapas. Já Marcelo, participou exclusivamente da maratona do dia 12, correndo 42 Km.

 

Foi a primeira vez que ambos participaram da competição. “De todas em que eu já estive, esta foi a mais organizada, a mais alto astral. A gente corre pelos parques da Disney e ao lado de pessoas do mundo inteiro, pode tirar fotos com os personagens, além de receber medalhas, que são de alto nível“, avalia Débora.

 

Estes foram os mesmos aspectos destacados por Marcelo, que acabou inscrevendo o filho, de 10 anos, na Mickey Mile, uma prova específica para crianças. “A gente participa mais por diversão, pois é um momento em que conciliamos as férias em família com o esporte”, acrescenta.

 

Devido às exigências da prova, Débora e Marcelo mudaram a rotina de treinos habitual. Débora, que pratica mais o triathlon, deu maior foco à corrida durante os treinos nos últimos dois meses antes da competição. Marcelo também diz que intensificou a corrida, mas destaca a mudança com a alimentação. “A preparação é cansativa e exige restrições justamente na época das festas de fim de ano”, comenta.

 

Embora tenham ressaltado a exigência dos treinos, por enquanto nenhum dos dois terá descanso. Débora e Marcelo já possuem toda a programação de provas para este ano; algumas delas já ocorrem em fevereiro. Apenas Marcelo, por ora, pretende repetir a participação: em 2015, deve participar do Desafio do Dunga com provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km.