Em sua terceira edição, o Prêmio Excelência em Competitividade – Destaque Boas Práticas recebeu mais de 90 inscrições de todo o país. Desde 2015, o prêmio que integra o Ranking de Competitividade dos Estados reconhece os estados que valorizam políticas de alto impacto.
A categoria Destaque Boas Práticas elege três desafios importantes para a agenda atual em competitividade e premia três estados que possuem políticas de destaque nestes temas.
O sistema informatizado de ouvidoria do DF- OUV DF foi selecionado entre as seis boas práticas finalistas, após ter passado por duas avaliações.
A primeira consistiu em verificar se as boas práticas inscritas atendiam a pré-requisitos como ser parte da esfera estadual e fornecer informações completas sobre sua execução. Já a segunda triagem foi feita abordando os critérios estabelecidos no edital, como potencial de institucionalização ou legado, equidade, replicabilidade e escalabilidade, inovação, competitividade e momento do país, e resultados.
O resultado foi anunciado nesta sexta-feira (14.09), em São Paulo. O controlador-geral do DF, Lúcio Pinho, e o ouvidor-geral do DF, José dos Reis, participaram da cerimônia ao lado do governador Rodrigo rollemberg.
Sobre o ranking
O Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), Economist Intelligence Unit e Tendências Consultoria Integrada, organizam, desde 2011, o Ranking de Competitividade dos Estados, uma ferramenta que busca pautar a atuação dos líderes públicos na melhoria da competitividade dos seus estados. O ranking analisa 10 pilares estratégicos, com base em 68 indicadores, que são reavaliados a cada ano, para fornecer uma visão sistêmica da gestão pública estadual.
O Distrito Federal está em terceiro lugar do ranking.
Veja aqui http://www.rankingdecompetitividade.org.br/ranking/2018/geral