Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/11/12 às 3h00 - Atualizado em 29/10/18 às 15h43

STC marca presença na IACC

COMPARTILHAR

A Secretaria de Transparência e Controle do DF marcou presença na 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC), que reuniu – durante 4 dias – representantes de mais de 130 países no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Cerca de 1500 pessoas participaram do evento, que contou com a presença do Governador Agnelo Queiroz, do Ministro da Controladoria-Geral da União – Jorge Hage, e da Presidenta Dilma Roussef, e teve como objetivo promover o debate e a troca de experiências. Diversos chefes de estado, representantes de governos, da sociedade civil, além da mídia e do setor privado traçaram estratégicas comuns para o desenvolvimento de medidas de prevenção e combate à corrupção. Saiba mais. [resumo]

De 07 a 10 de novembro de 2012, os participantes assistiram a sessões plenárias e também participaram de diversos workshops. Entre os temas debatidos na conferência estão: “Soluções Globais contra a Corrupção”; “Meios de Comunicação como Agentes de Mudança: Expondo a Corrupção, empoderando as Pessoas”; “Ferramentas, Sistemas e Melhores Práticas na Transparência e Responsabilidade”; e, “Fortalecendo a transparência em financiamentos políticos por meio de métodos inovadores de observação eleitoral e supervisão”.

Doze servidores da STC puderam ter uma visão global do que está sendo discutido sobre o assunto no panorama mundial. A Corregedora-Adjunta da Área de Governo, Eliana Penna, afirmou que sentiu um grande entusiasmo e satisfação ao constatar que o combate à coruupção aglutina pessoas dos mais diversos segmentos em todo mundo, tornando-se uma luta sem fronteiras com integração de países ricos e pobres, alinhados num mesmo objetivo.

Edilson Vasconcelos, Assessor da Subsecretaria de Transparência, acredita que a transparência, tanto no setor público como no privado, é a melhor forma de combate à corrupção. Outro sevidor que elogiou o fórum internacional foi Luis Francisco Santos – Coordenador de Avaliação de Denúncias da Ouvidoria Geral do Distrito Federal: “A participação no 15º IACC foi extremamente valiosa para aprimorar os trabalhos das mais diversas agências anticorrupção, dentre elas nossa Secretaria de Transparência e Controle, além de permitir uma troca de experiências internacionais, contribui para o combate à corrupção e a diminuição da impunidade”.