Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/05/14 às 18h53 - Atualizado em 29/10/18 às 15h43

STC realiza capacitação com auditores das Unidades de Controle Interno

COMPARTILHAR

Atividade visa o fortalecimento e padronização da atuação dessas Unidades, que se constituem em setoriais do aparato de controle interno do Governo do Distrito Federal

 

As Unidades de Controle Interno (UCIs) estão passando por um momento de redirecionamento de seu processo de trabalho, implementado de acordo com a moldura legal estabelecida. A iniciativa é da Controladoria-Geral do Distrito Federal, órgão da STC, que realizou, entre os dias 22 a 25 de abril de 2014, uma série de reuniões de capacitação com os auditores que atuam nas 31 UCIs instituídas nas Secretarias do GDF.

 

As reuniões são parte de um projeto que vem sendo desenvolvido no âmbito interno da STC há mais de quatro meses. “Nós estamos realizando uma padronização dos procedimentos, com o objetivo de definir o fluxo de trabalho entre a STC, as UCIs e os Gestores e, consequentemente, contribuir de forma mais efetiva para a melhoria da gestão pública, no âmbito do GDF”, explica a Assessora Especial da STC, Eda Seabra.

 

O treinamento com os auditores que atuam nas UCIs foi uma necessidade identificada após a análise do trabalho que eles vinham realizando. Durante as reuniões foram abordadas as diretrizes das Unidades de Controle Interno, além de uma discussão sobre o que elas fazem na prática, com destaque para quatro enfoques: competências das UCIs, padronização de procedimentos, orientação aos gestores e melhoria da gestão pública.

 

As orientações foram repassadas pelo Controlador-Geral do GDF, Marcelo Herbert de Lima. “Precisamos fortalecer as atividades de orientação, capacitação, assessoramento e monitoramento automático e concomitante da gestão dos recursos públicos. Com a efetiva execução destas atividades pelas 31 Unidades de Controle Interno nas diversas unidades da Administração Direta, bem como uma forte integração com o Órgão Central de Controle Interno, os gestores terão maior segurança em elaborar e executar os projetos necessários para a melhoria e manutenção da administração pública”, afirma.

 

Após essa capacitação, a STC continuará oferecendo apoio técnico às UCIs, munindo-as de informações gerenciais para o aperfeiçoamento do trabalho e desenvolvendo instrumentos que facilitem o diálogo com a STC. Além disso, as relações entre as Controladorias-Adjuntas, suas Diretorias e as Unidades de Controle Interno estarão ainda mais estreitas.