Governo do Distrito Federal
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27/07/20 às 19h05 - Atualizado em 26/08/20 às 20h43

Sugov apresenta diretrizes para o bom desenvolvimento dos Comitês Internos de Governança

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Quatro órgãos e entidades públicas participaram de reuniões virtuais no mês de julho

 

A Controladoria-Geral do Distrito Federal, por meio da Subcontroladoria de Governança e Compliance (Sugov), promoveu reuniões virtuais com órgãos públicos do Distrito Federal e de Santa Catarina para apresentação das diretrizes de governança e as atividades necessárias para o bom desenvolvimento do Comitê Interno de Governança (CIG) nos órgãos e entidades públicas.

 

As reuniões foram realizadas por videoconferência com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Secretaria de Integridade e Governança do Estado de Santa Catarina (SIG) e a Emater, nos dias 2, 9, 10 e 14 de julho, respectivamente.

 

Com a reestruturação da Sugov houve a necessidade de um alinhamento e um estreitamento de ações de coordenação entre as áreas envolvidas. Foram também apresentadas pela coordenadora de Governança, Grice Araújo, as principais competências dos Comitês e alguns modelos de atuação.

 

A Subcontroladora Joyce de Oliveira, esclareceu ainda pautas que devem ser desenvolvidas no âmbito do Comitê Interno de Governança, como Planejamento Estratégico, Programa de Integridade, Gestão de Riscos de Integridade, Código de Ética e Conduta e Selo de Governança.

 

Alinhamento

À Assessoria de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), foram apresentadas as diretrizes de governança e as atividades necessárias para o bom desenvolvimento do Comitê Interno de Governança no órgão.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), representada por Bruno Watanabe, secretário-executivo, tratou de assuntos pertinentes ao Comitê Interno de Governança do órgão e contextualizou as ações de governança e compliance que estão sendo implantadas. Ele destacou ainda a rica troca de experiências com a Controladoria-Geral do DF quanto aos princípios de governança e a atuação da Subcontroladoria junto aos órgão e entidades do DF.

 

A reunião com a equipe da Secretaria Executiva de Integridade e Governança do Estado de Santa Catarina (SIG) teve o objetivo de proporcionar troca de experiências e intercâmbio de boas práticas de governança e compliance entre a Subcontroladoria e a Secretaria. Os temas abordados foram relacionados ao acompanhamento dos indicadores estratégicos bem como os o desenvolvimento do Programa de Integridade em atendimento ao disposto na Lei 6.112/2018. A secretária-executiva de Santa Catarina, Naiara Augusto, agradeceu a oportunidade, lembrando que “as dificuldades são semelhantes e por isso a troca de experiências é muito rica na busca de soluções para os problemas diários na Administração Pública”.