Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/06/19 às 14h15 - Atualizado em 14/06/19 às 19h16

Transparência ativa é o tema da quarta edição dos “Diálogos com o Controle”

COMPARTILHAR

Assessores de imprensa serão orientados sobre a publicação de informações de interesse geral nos sites oficiais

 

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) realiza, nesta quinta-feira (13/06), a quarta edição do evento “Diálogos com o Controle”, desta vez sobre o tema “Transparência Ativa”, para orientar assessores de imprensa quanto à importância da publicação de informações nos sites oficiais do governo e no Portal da Transparência.

 

De acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI) nº 12.527/11, órgãos e entidades públicas devem divulgar informações de interesse geral ou coletivo, como a estrutura organizacional, execução orçamentária, remuneração de servidores, entre outras. A publicação sem a necessidade de cobrança ou requerimento é chamada de Transparência Ativa.

 

A abertura será feita pelo controlador-geral do DF, Aldemario Araujo Castro, às 14h30, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

 

A coordenadora de Transparência e Governo Aberto da CGDF, Rejane Vaz de Abreu, informou que será abordado no encontro o Índice de Transparência Ativa, que busca mensurar o grau de cumprimento da Lei de Acesso à Informação, além de requisitos que a LAI exige para publicação de informações no site dos órgãos do DF.

 

Os “Diálogos com o Controle buscam fomentar o papel do controle no âmbito da administração pública distrital, bem como disseminar orientações sobre atividades relacionadas ao tema.

 

A Fepecs fica no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 03, conjunto A, Bloco 1, Edifício Fepecs.