Governo do Distrito Federal
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3/08/20 às 13h55 - Atualizado em 24/09/20 às 9h10

Você realmente sabe o que é e como funciona a Rede de Ouvidorias do GDF?

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Confira aqui o passo a passo para manifestar-se e ajudar na construção de um Distrito Federal melhor

 

 

A Ouvidoria é um espaço que funciona como ponte direta entre o cidadão ou cidadã e o Governo do Distrito Federal. Como o próprio nome já diz, o objetivo é ouvir o cidadão. A participação serve para ajudar nas melhorias dos serviços públicos prestados. Como por exemplo: transporte coletivo, tapa buracos, hospitais, tratamento e abastecimento de água, distribuição de energia elétrica, entre outros. Nesse momento, a Rede de Ouvidorias também tem recebido diversas manifestações sobre assuntos relacionados ao enfrentamento do novo coronavírus.

 

A Ouvidoria-Geral do DF é uma Unidade da Controladoria-Geral do DF e órgão central do Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal – SIGO/DF responsável pela coordenação dos trabalhos das Ouvidorias Especializadas. Cada órgão ou entidade do DF tem um espaço para a ouvidoria que é destinado para esse atendimento. Essas ouvidorias trabalham em rede para prestarem um melhor serviço à sociedade do DF, mas cada uma é responsável pelas respostas de seu órgão ou entidade.

 

Com a Ouvidoria, você pode registrar sua reclamação, elogio, sugestão, solicitação, denúncia e informação. Qualquer cidadão pode recorrer à essa ferramenta quando tiver uma dessas manifestações a fazer.

“A Ouvidoria existe porque o cidadão sabe que, ao procurá-la, sua demanda será atendida. É um meio, um caminho de diálogo e de construção. Por isso, todas as demandas encaminhadas pela Ouvidoria-Geral para os órgãos são prioritárias, porque entendemos que o pedido do cidadão é o mais importante na construção dos serviços públicos”, afirma o ouvidor-geral do DF, José dos Reis.

 

Uma dúvida que muita gente tem é sobre “qual a diferença entre denúncia e reclamação”? Parecem ser a mesma coisa, mas ambas têm finalidades diferentes. Uma denúncia é uma comunicação de irregularidades ocorridas no âmbito da administração pública acometida pelo servidor que descumpre uma regra jurídica. Já a reclamação é uma queixa, uma manifestação de insatisfação ou protesto contra algum serviço público prestado ou servidor considerado ineficiente, ineficaz ou não efetivo.

 

Espaço público
Agora que você já sabe essas diferenças e como funciona a Ouvidoria, veja como fazer uma manifestação. É simples e fácil. Você pode usar a internet, inclusive de seu smartphone, a qualquer hora, acessando o site OUV-DF www.ouv.df.gov.br. Basta se cadastrar e acessar o sistema com a senha recebida no ato da manifestação. Também é possível fazer uma denúncia ou reclamação anonimamente.

 

Feita a manifestação, a Ouvidoria-Geral irá analisar e tramitar a sua manifestação para a ouvidoria do órgão responsável pelo tratamento. Após, a Ouvidoria do órgão irá encaminhar para a área técnica se pronunciar sobre o pedido e depois a ouvidoria dará a resposta por meio do sistema, onde você poderá acompanha-la e consultá-la a qualquer momento em sua conta no sistema OUV-DF. Ao final, o cidadão poderá dizer se sua demanda foi ou não resolvida e responder a pesquisa de satisfação.

 

Outro canal para registrar uma manifestação é o telefone 162, que é gratuito, tanto de fixo quanto de celular. Devido a pandemia, o horário de funcionamento do canal 162 passou a ser de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e finais de semana e feriados, das 8h às 18h.

 

Vale lembrar que, para a segurança de todos, e a fim de diminuir a possibilidade de contaminação do novo coronavírus, o atendimento presencial está suspenso por tempo indeterminado.

Todas as manifestações registradas no sistema são divulgadas em relatórios feitos pela Ouvidoria-Geral e pelas Ouvidorias Especializadas, sempre mantendo os dados pessoais do cidadão sob sigilo.

 

Ficou mais alguma dúvida? Acesse o site www.ouvidoria.df.gov.br/.

 

Queremos ouvir você. Participe!