Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/10/17 às 17h12 - Atualizado em 29/10/18 às 15h43

XXII Congresso Latinoamericano de Auditores Internos discute perspectivas do controle interno

COMPARTILHAR

Trabalho da CGDF é citado em evento

 

A chefe da Assessoria de Harmonização Central, Liane Angoti, participou nos dias 1º a 4 de outubro, do XXII Congresso Latinoamericano de Auditores Internos, em Buenos Aires.

 

A abordagem do congresso foi o resignificado da carreira de controle interno, que deve ter outra perspectiva de missão e função, devido às mudanças tecnológicas, aos regulamentos globalizados, aos novos padrões e metodologias, e à reformulação dos princípios da atividade de auditoria.

 

A programação incluiu palestras voltadas para auditoria interna do setor público e privado com temas de análise de riscos, controles, governança, finanças e tecnologia da informação.

 

O especialista financeiro do Banco Mundial, Juan Carlos Serrano Machorro, em sua palestra, abordou os trabalhos de parceria daquela instituição financeira com o Brasil, inclusive com o Distrito Federal. Machorro comentou sobre os projetos de transferência de conhecimento que vem ocorrendo entre o BM e a CGDF e citou, como exemplos, a visita técnica de estudo do modelo de controle interno europeu, da qual Liane participou representando a Controladoria em 2016 e o avanço de maturidade da CGDF para o nível 2 do modelo de capacidade IA-CM, adotado oficialmente pela Controladoria.

“Interessante assistir brilhantes palestras sobre as boas práticas de gestão que já são adotadas pela CGDF. Valeu a pena o investimento que fiz, pois participar de um evento dessa magnitude contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do servidor bem como para a disseminação da cultura de capacitação necessária para um órgão de controle interno efetivo”, disse Liane.