30 minutos para conhecer soluções inovadoras que podem agregar ao Controle no Brasil.
Endereço do evento presencial: SAIS Área Especial 4 lote 05 Complexo ABMIL, SPO
Transmissão: TV Controladoria DF no YouTube
Dia 20 de junho
Inova Controle – Integrar para facilitar: Participa DF e a robô IZA
Se queremos a participação engajada do cidadão, que tal então facilitar a vida dele? O Participa DF é isso: um só login e duas ferramentas de participação em um único endereço. É a união entre a rede de ouvidorias do DF e o e-Sic. Porém, o Participa DF é mais que isso: é a Inteligência Artificial ajudando o cidadão a registrar uma manifestação de qualidade. Que tal vir conhecer a simpática IZA?
Exposição:
Cecília Fonseca – Ouvidora-Geral do DF e gestora Pública formada em Comunicação Social com especialização em Comunicação Organizacional.
Guilherme Modesto é subcontrolador de Tecnologia da Informação da CGDF, auditor de Controle Interno da CGDF, formado em Tecnologia em Processamento de Dados e MBA em Gestão de Sistemas de Informação.
Rejane Vaz é subcontroladora de Transparência e Controle Social da CGDF, graduada em psicologia e pós-graduada em Gestão Pública. Atualmente compõe o Conselho de Transparência e Controle Social do DF.
Inova Controle – Bel, a chatbot de Minas Gerais que usa Whatsapp para atender demandas de ouvidoria
Falando em facilitar a vida do cidadão, quase todo mundo hoje em dia usa Whatsapp, certo? Então porque a Bel não usaria? É isso aí. A Ouvidoria-Geral de Minas Gerais usa a ferramenta para fazer o primeiro atendimento ao cidadão, direcionando-o melhor e facilitando ainda mais o acesso, e tudo isso automatizado com a simpática Bel, a chatbot que faz tudo isso ser possível.
Exposição:
Gabriela Câmara Siqueira é ouvidora-geral Adjunta do Estado de Minas Gerais, graduada em Administração Pública e em psicologia, pós-graduada em Direito Público, ex-pesquisadora sobre Marketing Político e Comportamento Eleitoral e Mestre em Ciências Políticas pela UFMG.
Dia 21 de junho
O sucesso da inovação vem antes de colocar a mão na massa: a experiência de construção do Conecta TCU
Você já se viu em meio a um projeto que nunca sai do lugar? Ou já se pegou trabalhando em uma solução que, quando pronta, já não atende mais? Conhecer o processo, as necessidades, os problemas e as possibilidades é essencial para buscar soluções. O Conecta TCU, projeto do Tribunal de Contas da União, foi planejado dois anos antes de começar a ser gerado. Isso garantiu uma ferramenta que tem atendido bem aos órgãos que se relacionam ao TCU e que vem como um ótimo exemplo para todos nós, que estamos engajados em projetos que solucionem as dores do Controle no Brasil.
Exposição:
Alison Souza é formado em Direito e servidor do TCU desde 1998, onde chefiou o Serviço de Especificação de Sistemas Corporativos para o Controle Externo, responsável pelo planejamento, concepção e implantação de soluções de TI para a área fim do TCU.
Dia 22 de junho
Linguagem simples: a ponte entre o controle e o cidadão a partir do experimento no Ceará
Da porta para dentro a gente se entende, mas e quando temos que falar com o cidadão ou com servidores de outros órgãos? Termos técnicos, textos extensos e uma linguagem que mais parece vinda de outro mundo?! Não mais. Simplificar é o caminho. O Ceará trabalhou durante a integração de serviços do governo e o Laboratório de Inovação Íris viveu a experiência de simplificar a linguagem de alguns serviços da Controladoria e da Ouvidoria-Geral do Estado. Se você ainda não entrou no movimento da linguagem simples, pode estar atrasado.
Exposição:
Isabel Ferreira Lima é redatora e coordena o Programa Linguagem Simples Ceará, uma iniciativa do ÍRIS – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. É formada em Letras pela Universidade Federal do Ceará.
Confira a programação completa:
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