Durante os dias 23 e 24 de março ocorreu a 45ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em Maceió, Alagoas. O controlador-geral do DF, Daniel Lima, está representando a CGDF, junto ao controlador-adjunto Breno Albuquerque, e os subcontroladores de correição e de controle interno, Ismara Roza e Rodrigo Ramos. Além das reuniões, os representantes acompanharam também Câmeras Técnicas que abordam os temas de suas áreas, além da Lei Geral de Proteção de Dados e da Câmara Técnica da Lei Anticorrupção.
O controlador-geral do DF explica que foram discutidas formas “para auxiliar na condução de PARs (processos de responsabilização de empresas privadas que contratam com o poder público), na comunicação eletrônica, na promoção de auxílio aos estados que ainda não regulamentaram a Lei Anticorrupção, e na melhoria do trabalho”. Já a subcontroladora de correição da CGDF também contou que a intenção é “trabalhar em um curso presencial sobre técnicas de investigação preliminar no PAR e buscar dados abertos, apresentando dificuldades regionais e buscando solucionar os cases em conjunto”.
Durante o dia 23 houve discussão da revisão do Estatuto do Conaci, da aprovação de contas de 2022 e do orçamento de 2023. Já na parte da tarde, foram apresentadas as futuras capacitações, as considerações dos grupos de trabalho e os coordenadores das câmaras técnicas falaram sobre o que esperar para este ano. Já nessa sexta-feira (24) teve início do Ciclo de Palestras da 45ª RTC que abordou Comunicação Não Violenta e Soft Skills, Liderança em Ação e Diálogo sobre Gestão Florestal e Controle Interno.
Troca de experiência
No dia 22, o controlador-geral do DF, Daniel Lima, e o controlador-geral adjunto, Breno Albuquerque, foram recebidos na Controladoria-Geral do Estado de Alagoas pela controladora Adriana Araújo. Na oportunidade foram debatidas parcerias e formas de estreitar laços, em uma colaboração entre Distrito Federal e Alagoas.
*Com informações do Conaci