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28/06/24 às 16h43 - Atualizado em 28/06/24 às 16h43

Inovação e transformação encerram terceira turma do curso Governança de Serviços

 

 

Evento na Egov reuniu autoridades, especialistas e alunos para celebrar os avanços e apresentar soluções para a gestão pública do DF

 

 A aula magna da terceira turma do curso Governança de Serviços ministrada nesta quinta-feira (27), no auditório da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), marcou o encerramento de um ciclo de três meses de intensos trabalhos e aprendizados. Realizado em um evento repleto de autoridades, especialistas e alunos, o curso reafirmou seu compromisso com a melhoria contínua da gestão dos serviços públicos no Distrito Federal.

 

A abertura da aula magna ficou a cargo da subcontroladora de Governança e Compliance da Controladoria-Geral do DF (CGDF), Cecília Fonseca, e da ouvidora-geral interina do DF, Fernanda Oliveira. Ambas apresentaram um storytelling sobre a trajetória do curso criado em 2023, ressaltando a importância da participação social no processo de governança.

 

“Tudo começou com a participação social”, disse Fernanda. “A gente precisava tirar a Ouvidoria do lugar burocrático, de ficar apenas respondendo manifestações, e colocá-la como parte da construção de soluções e melhorias.”

 

 

 

Cecília Fonseca discutiu a importância de transformar a Ouvidoria em um instrumento relevante para a tomada de decisão da alta gestão. “Tem um abismo nessa comunicação”, afirmou a subcontroladora. Questionada sobre como essa lacuna pode ser preenchida, na ocasião, ela compartilhou um estudo de caso da Secretaria de Desenvolvimento Social do (Sedes), ilustrando como a inovação, especialmente por meio do design thinking, pode ser aplicada para resolver problemas complexos.

 

No discurso do controlador-geral do DF, Daniel Lima, ele destacou que o curso reflete o compromisso da CGDF com a inovação, e a excelência do serviço público. “Parece simples, mas escutar o que as pessoas realmente necessitam é uma verdadeira inovação”, disse. “É inspirador ver como os servidores estão trazendo soluções para problemas diários”.

 

Os especialistas em inovação apresentaram suas perspectivas. Paulo Martins, do Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, destacou a necessidade de “acordar para a realidade” e buscar parcerias inteligentes. Keicielle Schimidt, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Maria Paula Estellita, do Tribunal de Contas da União (TCU), e Tatiana Isidro, do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), também ofereceram insights sobre inovação aberta e inteligência de negócios.

 

 

Apresentações dos alunos

Os servidores capacitados apresentaram soluções para desafios enfrentados pelos órgãos públicos. Cada grupo fez uso dos dados coletados pela Ouvidoria, partiu para o entendimento das problemáticas em seus setores e trouxe soluções práticas, destacando a aplicabilidade das técnicas aprendidas. Neste primeiro semestre, o curso envolveu mais de 90 servidores em reuniões e oficinas.

 

O grupo Agiliza, da Junta Comercial (Jucis), propôs reduzir o tempo de abertura de empresas. Já o grupo Sermov, da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), focou em melhorar a conduta dos motoristas de ônibus no DF. Outros grupos, como Sob Cuidados, da SubSaúde, da Secretaria de Saúde do DF (SES), e PGDF em Movimento, da Procuradoria-Geral do DF (PGDF), apresentaram propostas para melhorar a comunicação interna e externa e a gestão de créditos de precatórios, respectivamente.

 

O encerramento foi marcado por homenagens a Cecília e Fernanda. “Eu amo esse tipo de atividade, é dinâmica, tem várias técnicas que podemos desenvolver para chegar no objetivo”, disse Hizza Caroline, analista de política pública da SubSaúde e aluna da turma do primeiro semestre de 2024. Para Karina Ribeiro, ouvidora da Jucis, “o curso foi de suma importância para escutar o lado dos usuários dos serviços prestados pela Junta Comercial”.

 

 

 

A terceira temporada do curso mostrou que as discussões realizadas têm o potencial transformador da governança colaborativa, estabelecendo um sólido alicerce para futuros projetos e iniciativas. “Muitas vezes a gente fala do ponto de vista do usuário, mas quem olha e quem cuida dos líderes? Quem abastece os líderes de informações estruturadas, simplificadas e objetivas, de forma de realmente faça a diferença e ajude a tomar decisão?”, indaga Cecília.

 

Por isso, o curso Governança de Serviços continua a ser um importante espaço para a capacitação na gestão pública, reforçando o compromisso do Distrito Federal com a excelência no atendimento à população. Foi anunciado que uma nova turma será aberta para iniciar os trabalhos em agosto deste ano.

 

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